quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Coleta de lixo reciclável é ampliada em SJP

Para melhor atender a população, a Prefeitura ampliou a coleta de lixo reciclável em São José dos Pinhais. Os novos horários e datas entram em vigor na próxima segunda-feira (08), e começaram a ser divulgados à população nesta quarta-feira (03).

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão visitando residências e estabelecimentos comerciais para falar da importância da separação correta do lixo reciclável, que deve ser lavado, limpo e seco antes de ser colocado no saco de lixo. A ação compreende ainda a entrega de informativos e distribuição de sacos verde para a população.

O “Saco Verde” identifica o lixo reciclável e também pode ser retirado, gratuitamente, na Secretaria de Meio Ambiente. “Para dar maior publicidade ao programa, um carro de som divulgará, em cada bairro, o dia e horário que a coleta seletiva vai passar”, explica a secretária de Meio Ambiente, Edilaine Vieira.

Moradores e comerciantes do anel central da cidade estão sendo os primeiros a receber a visita da equipe. A ação acontecerá em todos os bairros de São José dos Pinhais. “Queremos incentivar toda a população a aderir ao programa de Coleta Seletiva, pois quanto menos lixo reciclável for encaminhado ao aterro sanitário, maior é a vida útil deles e maior será a preservação do meio ambiente”, comenta a secretária, que destaca também a questão social. “Com a separação correta, o material reciclável deixa de ser lixo, e ao chegar à Central de Triagem, passa a ser matéria-prima”.

A Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis de São José dos Pinhais, maior da Região Metropolitana de Curitiba, recebe mensalmente 100 toneladas de resíduos recicláveis. Inaugurada em maio pela Prefeitura, ela foi idealizada para separar os resíduos e valorizá-los – ou seja, dispô-los em fardos de materiais semelhantes, como de garrafas pet, latinhas de alumínio, etc. Parte da renda obtida com a venda dos materiais é revertida para associações de moradores do município.

Segundo dados da Prefeitura, cerca de 30% do material que chega à Central viram rejeito, pois a separação não foi feita corretamente. Papéis não podem estar sujos de gordura, as latas devem ser limpas e secas, assim como as garrafas pet, por exemplo. “Para que a valorização do lixo reciclável feito pela Central seja ainda mais efetiva, precisamos da colaboração de todos. Se o lixo reciclável é encaminhado sujo, ele vira rejeito”, explica Izabella Brito, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

“Os caminhões-baús, que fazem a coleta de lixo reciclável, também aderiram ao programa”, diz a secretária, ao se referir ao slogan: “Você separa. Nós coletamos. E junto construímos um futuro melhor”, que consta em cada caminhão.

Com o novo cronograma de coleta de lixo reciclável, o município foi dividido em 26 setores, sendo 22 localizados na zona urbana e quatro na zona rural. A tabela com os bairros que compreendem cada setor, constando dia da semana e horário da coleta, está disponível no portal da Prefeitura (www.sjp.pr.gov). Cada setor receberá a coleta uma vez por semana, exceto os da zona rural, que receberá a coleta seletiva a cada 15 dias. As datas e horários da coleta de lixo comum não foram alterados. Mais informações pelos telefones 41. 3382-4019 ou 3383-3065.

Programas – A Prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura desenvolvem programas de troca de lixo reciclável por sacolas de verduras, e por muda de flor ou árvore nativa. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve desde fevereiro a campanha “Saco Verde”, que tem por objetivo incentivar a população a separar corretamente o lixo doméstico. O Saco Verde é distribuído gratuitamente nos locais de troca de lixo reciclável e nos mutirões de limpeza. Ou ainda, pode ser retirado diretamente na Secretaria, localizada na Av. Senador Souza Naves, 420 - Centro

Troca de Recicláveis por flores – Toda quinta-feira, das 8h30 às 16h, na Central de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos, localizada na rua Pedro Trevisan, nº 249  – Colônia Rio Grande. Cada 2kg de lixo reciclável, dá direito a uma muda de flor ou árvore nativa. O programa recebe cerca seis toneladas de lixo reciclável por semana.

Sacolão Verde – O programa atende diversos bairros da cidade (Jardim Alegria, Jardim Alvorada, Bandeirantes, Borda do Campo, Cidade Jardim, Colônia Rio Grande, Jardim Fabíola, Jardim Ipê, Jardim Itália, Jardim Jurema, Lipanópolis, Quississana, São Cristóvão, Vila São Paulo e Jardim Zenith). Cada 15kg de lixo reciclável dá direito a uma sacola de verduras. A pessoa tem direito a retirar até duas sacolas. O programa recebe cerca de 40 toneladas de lixo reciclável por mês.


Foto: Silvio Ramos

Outras informações:
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Pinhais
Telefone: (41) 3381-6885 / 3381-6917 / 3381-6884/ E-mail: sjpimprensa@gmail.com
Acompanhe a Prefeitura de SJP no Twitter: http://twitter.com/prefeiturasjp

Nenhum comentário:

Postar um comentário