quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ibama autoriza transporte de fauna para licença ambiental da Serra do Faxinal

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) autorizou nesta terça-feira a Consultoria Prosul a realizar coleta, captura e transporte de fauna, procedimento indispensável para o processo de licenciamento ambiental da Rodovia SC-450, na Serra do Faxinal em Praia Grande, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trabalho de levantamento de dados deverá ser realizado em, no máximo, um ano.
O comunicado foi feito oficialmente ao secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, por meio de ofício do coordenador de Transportes da Diretoria de Licenciamento, Marcus Vinícius de Melo. “Isto é resultado do trabalho constante que fazemos de acompanhamento dos processos de interesse do Estado, cobrando agilidade. Não vamos parar até que esta licença saia”, expressou Acélio.
Os recursos faunísticos e pesqueiros colhidos deverão ser catalogados, com realização de amostragens obrigatórias no verão e no inverno. No caso de anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos não voadores poderão ser feitas capturas seguidas de solturas, com marcação por meio de brincos numerados e/ou anilhas. Parte do material coletado também será encaminhado para o Museu de História Natural Capão da Imbuia, no Paraná, e Universidade Regional de Blumenau (Furb). No geral, serão analisados vertebrados terrestres, ictiofauna e a Rã-dos-lagedos. Ao final, a empresa deverá apontar prováveis impactos relativos à fauna que podem estar sendo causados pelo empreendimento, as espécies mais afetadas e a situação da qualidade ambiental.
Além da coleta de fauna, a Prosul precisa apresentar readequação do projeto básico de engenharia para que a licença seja emitida. Pendências como a definição do pavimento a ser utilizado na obra já foram acertados. Neste caso, será usado concreto em toda a extensão da pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário