quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Recuperação ambiental deve custar R$ 1,1 bi à Petrobras

Objetivo do governo é fazer com que a estatal diminua as emissões poluentes na atmosfera e os despejos de resíduos na Baía de Guanabara

Por Agência Estado
Editora Globo
Refinaria Duque de Caxias (Reduc), localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro
A Petrobras se comprometeu com o governo do Rio de Janeiro a gastar R$ 1,1 bilhão, nos próximos anos, no controle da poluição, na modernização das edificações e unidades e na melhoria do controle ambiental das operações da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será assinado pela petroleira em duas semanas, segundo informou a Secretaria Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o secretário Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente, o acordo é fundamental para que seja renovada a licença de funcionamento da refinaria. O objetivo do governo é fazer com que a Petrobras diminua as emissões poluentes na atmosfera e os despejos de resíduos na Baía de Guanabara, que passa nos fundos da Reduc.
Também está prevista a construção de uma estação de tratamento de esgotos no Rio Irajá, vizinho à refinaria e com alto grau de poluição por cargas orgânicas. Além disso, a estatal se comprometerá a financiar o replantio dos manguezais do Rio Estrela, abundantes antes da criação da Reduc e hoje devastados pelos poluentes industriais. A destinação do lixo também será regulado pelo TAC. A Petrobras concordou com a proposta governamental de enviar todos os rejeitos que forem recicláveis a associações de catadores de lixo da Baixada Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário