segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Servidores rebatem denunciante


FERNANDO DUARTE
Da Reportagem

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) rebateu que seja omissa às infrações ambientais ocorridas na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bocaiúva, em Brasnorte. Os técnicos afirmam que já multaram o empreendimento em mais de R$ 1,3 milhão.

Os técnicos da Sema, parte formada por militares, disseram que, além da multa, foram apreendidos 2,5 mil metros cúbicos de madeira ilegal. O agricultor David Perin, no entanto, sempre apresentou fotos de madeiras submersas na água do reservatório.

As informações, divulgadas na oitiva desta semana, de que a Sema não estaria fiscalizando corretamente deram certo desconforto entre o denunciante e os técnicos. Em certo momento, Perin disse que não iria mais se pronunciar.

Anteriormente, Perin havia indicado a construção de uma estrada e o aumento do alagamento do reservatório (em quase 70 hectares) como motivos da ilegalidade da PCH.

Segundo informações divulgadas pela CPI, Perin foi contratado pela Cravari Energia (construtora da Bocaiúva) para desmatar a área. Porém, com o desentendimento entre o agricultor e a empresa, surgiram as denúncias.

O relator da CPI, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), informou que ainda pretende fazer uma visita na área para confirmar todas as denúncias apresentadas. Mas ainda não foi divulgada data.

Na próxima semana, será mostrado o relatório final das PCHs em Juscimeira. Após isso, os integrantes irão apresentar o parecer para, depois, levar ao Plenário da Assembleia Legislativa para votação favorável ou contrária sobre o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário