terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe informa:




Últimas vagas para o Curso em Energias do Biogás

Capacitação à distância oferece formação privilegiada em biogás, chancelada pela Itaipu,
Embrapa Suínos e Aves, PTI e Cooperativa Agroindustrial Lar

Estão abertas as inscrições para o curso último curso do ano em Energias do Biogás, realizado pelo Observatório de Energias Renováveis para América Latina e o Caribe e Centro Internacional de Hidroinformática, com apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Embrapa Suínos e Aves e Cooperativa Agroindustrial Lar.

O curso visa promover a atualização de profissionais em questões energéticas e econômicas ligadas ao biogás, abrindo uma oportunidade a estudantes e técnicos com alguma experiência na área de obter capacitação privilegiada para atuar em projetos relacionados a esta fonte de energia renovável no Brasil e no mundo. As inscrições para a última edição do curso no ano encerram dia 29 de agosto e podem ser realizadas no site: www.webradioagua.org/ead, onde também pode ser obtida informação adicional a respeito da formação e professores. Foram disponibilizadas 90 novas vagas, divididas em três turmas de 30 alunos. O curso tem início no dia 5 de setembro.

Oportunidade
O curso em Energias do Biogás oferece uma oportunidade de formação à distância em uma das energias renováveis de crescente importância ambiental e econômica no Brasil: o biogás. A capacitação é destinada a estudantes e técnicos das áreas ambiental, florestal, agrícola, elétrica, mecânica, geológica, de arquitetura, agronomia e afins. Será realizada inteiramente à distância, através três de módulos que totalizam 90 horas, oferecidos por mestres e doutores que atuam profissionalmente em áreas relacionadas ao biogás na Itaipu, Parque Tecnológico da Itaipu, Embrapa e da Sociedade Brasileira de Qualidade da energia Elétrica (SBQEE). Entre os principais temas do curso estão o cenário das energias renováveis no Paraná e no Brasil, a economia do biogás, o marco regulatório para a produção do biogás e conversão energética, os fundamentos biológicos para a produção de biogás, além das demandas técnicas para o planejamento da produção, e as demandas econômicas e administrativas para a produção.

“Uma nova geração de técnicos em energias renováveis começa a se formar na área de biogás, aproveitando as oportunidades que estão sendo abertas nesta área no país. Estamos apoiando a formação de técnicos e cientistas para trabalhar pela difusão da economia do biogás e permitir ao Brasil explorar com sucesso esta energia renovável”, diz o Assessor de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley. O certificado de conclusão do curso será chancelado pelas instituições promotoras e parceiras.

Novo produto
Utilizado para gerar energia elétrica, térmica e automotiva a partir de processos controlados de decomposição da matéria orgânica, o biogás é uma das fontes renováveis de melhor custo-benefício, e uma das mais disponíveis no território nacional. Seu aproveitamento transforma em energia, créditos de carbono e biofertilizantes a resíduos e efluentes orgânicos que até agora vinham sendo tratados como subprodutos sem valor de mercado. A produção de biogás não exige grandes obras e investimentos, não ocupa os espaços destinados à agricultura nem compromete os recursos naturais. Em contrapartida, seu aproveitamento para a geração de energia oferece uma excepcional fonte de receitas ao setor rural e agroindustrial, evita a emissão de milhões de toneladas de gases de efeito estufa, a poluição do solo e dos cursos de água, além de criar uma perspectiva de sustentabilidade para as cidades, que hoje abrigam 88% da população brasileira. Capaz de transformar passivos ambientais em ativos energéticos, o biogás começa a trilhar o caminho que anos atrás percorreu o etanol para firmar-se como fonte renovável na matriz energética brasileira. A formação nesta área abre promissoras perspectivas de inserção profissional.

Mais informações
www.observatoriobrasil.org
monica@pti.org.br
(45) 3576 7166

Nenhum comentário:

Postar um comentário