quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto Cultura promove visita guiada a Inhotim


No período de 16 a 18 de setembro o espaço cultural ProjetoCultura, parceiro da Fundação Ema Klabin, promove uma visita guiada a Inhotim, um dos mais importantes espaços de Arte Contemporânea e de paisagismo existentes no Brasil, situado em meio a um parque ambiental, na cidade de Brumadinho (MG), a 60 km da capital mineira. A visita será orientada pela professora Iara Freiberg, artista visual formada pela USP e com vasta experiência em instalações em espaços expositivos e públicos.

Inhotim é considerado o maior museu de arte contemporânea a céu aberto da América Latina.  Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto um rico acervo de obras de arte (pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações) de artistas nacionais e internacionais (Adriana Varejão, Cildo Meirelles, Vik Muniz, Hélio Oiticica,Paul McCarthy, Zhang Huan etc.). O acervo artístico do Instituto Inhotim dispõe de cerca de 500 obras de mais de 100 artistas, que estão espalhadas pelas galerias do Parque Botânico, cercado pela mata nativa. Nesse espaço de 300 mil m² convivem harmoniosamente a arte, a preservação ambiental, a educação e  a pesquisa, tornando-se um importante pólo turístico e cultural.
Nesse espaço de grande beleza natural e artística se encontra também uma das maiores coleções botânicas do mundo e cujo projeto contou com a colaboração do paisagista  Roberto Burle Marx. Ressalta-se que em Inhotim está a maior coleção de palmeiras do mundo e onde se cultivam aproximadamente 4.300 espécies distintas de plantas.

Antes do embarque, no dia 14 de setembro, das 18h30 às 20h30, os participantes terão uma aula com a Profa. Iara Freiberg para esclarecer a programação e apresentar com mais detalhes o roteiro desenvolvido. Esse encontro será na Fundação Ema  Klabin, parceira do ProjetoCultura, em sua sede localizada à Rua Portugal, 43 (Jardim Europa).

O ProjetoCultura já levou mais de 150 pessoas para conhecer Inhotim. Os interessados em participar dessa próxima viagem de 16 a 18 de setembro, podem obter mais informações pelos telefones 2307-0767 ou 3165-6145  ou pelo site www.projetocultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário