quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Medidas sustentáveis implantadas no paço municipal visam à preservação do Meio Ambiente

da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque

A Administração Municipal, junto aos servidores desenvolve atualmente ações socioambientais em toda a Prefeitura, visando implantar meios sustentáveis não agressores ao meio ambiente.



A primeira medida implantada foi a entrega das canecas ecológicas. O projeto consiste em entregar os recipientes a cada um dos 2400 funcionários da Prefeitura, visando assim reduzir os impactos ambientais em relação ao uso excessivo de copos descartáveis.



A ação surgiu a partir de análise realizada em conjunto pelos Departamentos de Administração e Finanças, sobre o índice de utilização de copos descartáveis em todos os setores da Prefeitura. Conforme o levantamento foram consumidos em média 1,2 milhões de copos descartáveis nos últimos 12 meses.



Com a medida, deixaremos de lançar no meio ambiente uma quantidade considerável de copos, que com certeza permaneceriam por muitos anos depositados na natureza, até se decompor. A estimativa é de que com a caneca ecológica sejam economizados mais de R$ 19.000,00 por ano”, revela a diretora do Departamento de Administração, Sandra Scopel Carlini.



Ostentando os logotipos oficiais da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, as canecas ecológicas têm capacidade de 400 ml e são confeccionadas em acrílico, contemplando em seu corpo a frase “Preserve o Meio Ambiente”.



Queremos com esta ação criar a consciência ambiental em nossos colaboradores, através da redução da quantidade de resíduos gerados pelos copos descartáveis, que prejudicam o meio ambiente” comenta o Prefeito Efaneu Nolasco Godinho, um dos grandes incentivadores da implantação do projeto.



Além das canecas, a Prefeitura de São Roque também realiza outras atitudes visando à sustentabilidade. Atualmente todos os antigos galões de água, feitos com plástico e com capacidade de 20 litros estão sendo substituídos por novos purificadores.



Entre os meses de abril de 2010 e abril deste ano foram consumidos somente no Paço Municipal 2537 galões. Com a instalação dos purificadores a Administração deixará de desprender cerca de R$11.000,00 do orçamento, e que eventualmente seriam gastos em novas compras no próximo período de 12 meses.



Com a ação, além da economia de água, a Prefeitura visa diminuir a emissão de carbono que seria utilizada no transporte dos galões até o paço, uma vez que os novos purificadores estão ligados a rede pública de abastecimento.



Outro benefício gerado é relacionado aos vasilhames, confeccionados a partir da extração de matérias primas não renováveis. A não utilização faz com que menos elementos naturais sejam extraídos do meio ambiente.


Ação socioambiental

Além das atitudes acima citadas, a Administração também realiza a um ano a fragmentação de todos os papéis gerados no Paço Municipal, e que teriam como destino o lixo. Todo material arrecadado é doado aos integrantes da Cooper-Sol – Cooperativa Solidária de Catadores de Reciclável de São Roque.



Além do viés ambiental, a ação oferece mais uma alternativa aos integrantes da cooperativa, que podem comercializar os materiais beneficiados e obter assim mais uma possibilidade de geração de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário