segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Unidade de Conservação em Paranapiacaba (SP) ganha plano de manejo

Objetivo é que a área de mais de 400 hectares seja usada sem que haja riscos à reserva ambiental

Por Janice Kiss
Wikimedia Commons
Vila de Paranapiacaba, distrito de Santo André (SP)
A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, na região metropolitana de São Paulo, é cercada pela Mata Atlântica da Serra do Mar, e se tornou testemunha dos tempos áureos da ferrovia inglesa São Paulo Railway. Durante o século XIX, ela transportava principalmente o café do interior paulista para o Porto de Santos. Ao lado dela, fica o Parque Municipal das Nascentes de Paranapiacaba, que recebe em torno de 12 mil visitantes, por ano. Criado em 2003, para proteger as nascentes do Rio Grande, principal formador da Represa Billings, o parque ganhou agora um plano de manejo elaborado por biólogos, geógrafos e geólogos, entre outros técnicos do Instituto Ekos Brasil.

A meta do projeto é definir um conjunto de normas para fazer a gestão do parque, que é uma unidade de conservação com mais de 400 hectares. É preciso levar em consideração as características da área para definir como ela será utilizada e de que forma serão feitos os planos de conservar sua biodiversidade. Para os profissionais que criaram o plano de manejo, a ferramenta vai ajudar a enxergar melhor a situação do parque municipal e entender como podem ser implantados programas de segurança, visitação pública e utilização de áreas sem causar eventuais danos a ela.

A reserva conseguiu se manter bem próxima a sua vegetação original porque ela foi poupada pela ferrovia. Na época, o plano era preservar o estoque de madeira para o abastecimento da própria vila e das máquinas a vapor da época. Como o acesso era difícil por conta do relevo acidentado, a área ficou protegida da exploração duplamente. O Parque Municipal das Nascentes de Paranapiacaba tem seis trilhas que só podem ser visitadas com o acompanhamento de guias locais. A cada quinze dias, trens saem da Estação da Luz, região central de São Paulo, rumo a Paranapiacaba no início da manhã com retorno no final da tarde. Mais informações do passeio podem obtidas no site: http://www.cptm.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário