sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Indaiatuba investe em educação ambiental para estudantes

Bosque do Saber recebeu mais de 150 mil visitas em 7 anos.
Eliandro Figueira ACS/PMI
Foto
O prédio de 1.472 m², com dois pavimentos, dispõe de laboratório de informática, sala de suporte para eventos, auditório para 196 pessoas e biblioteca
Investimentos em educação ambiental para estudantes de Indaiatuba estão sendo realizados através da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, vinculada à Secretaria de Educação.
Os alunos e visitantes do Bosque do Saber podem explorar as diversas oficinas desenvolvidas com atividades ecológicas de apoio. Desde a inauguração em 2004, a Escola já recebeu 128.565 visitas aos finais de semana e 51.705 alunos da rede municipal, estadual, particulares e ONGs.
A Escola Ambiental tem o objetivo de propiciar um espaço educacional onde a comunidade tem oportunidade de realizar atividades práticas de estudo do meio e de preservação efetiva e eficiente do meio ambiente. No decorrer do ano são desenvolvidas atividades e cursos para capacitar professores e alunos sobre o estudo multidisciplinar do meio ambiente aplicado a alunos do ensino infantil, fundamental I e II e médio.
Por meio do planejamento semanal as atividades propostas são adaptadas a faixa etária, ao tempo de permanência e ao interesse do grupo visitante dentro da Unidade Escolar. Os alunos atendidos realizam visitas monitoradas com atividades no ambiente da trilha, atividades de Ecoleitura e Oficina Ecopedagógica de reciclagem. Os visitantes dos finais de semana visitam a parte externa do bosque e participam das atividades desenvolvidas no projeto Domingo Ecológico, que acontece em datas específicas divulgadas antecipadamente.

O prédio de 1.472 m², com dois pavimentos, dispõe de laboratório de informática, sala de suporte para eventos, auditório para 196 pessoas e biblioteca. A área externa conta com quiosque do Projeto Ecoleitura e outro do Projeto Ecojogos; estufa; galpão e viveiro para mudas; galpão de reciclagem de papel artesanal; orquidário; quiosque do Projeto Jardim das Borboletas; área de alimentação; parquinho; pérgola do Projeto Jardim dos Beija-flores; galpão de compostagem; maquete de uma microbacia hidrográfica; pomar orgânico; horta orgânica; nascente; além de uma trilha para que os visitantes possam caminhar entre a mata nativa.
A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, explica que toda essa estrutura colabora para a ampliação da preocupação ecológica dos alunos e formação de cidadãos conscientes. “As práticas que incentivam em nossos alunos o respeito ao meio ambiente, a consciência e principalmente atitudes de cidadãos éticos e responsáveis são desenvolvidas em todas as atividades no Bosque”, declara Rita.
Cada espaço da Escola Ambiental tem um projeto em desenvolvimento. Uma das novidades inauguradas em 2011 no Bosque do Saber foi a sala Cineco. O ambiente reproduz um cinema e tem capacidade para 40 lugares. O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da consciência ecológica, através de vídeos que permitam internalizar conceitos significativos que induzam à reflexão a cerca do tema. O Projeto Vivência e Integração com o Meio Ambiente foi iniciado em 2008 e surgiu da necessidade de oportunizar aos professores e alunos visitantes, atividades práticas de estudos do meio e de sua preservação efetiva e eficiente, interagindo e participando das atividades propostas e de ações coletivas voltadas para o conhecimento. Essas contribuem para a formação e a conscientização da necessidade de mudança de paradigmas em relação ao meio em que está inserido.
Os “Ecojogos” são um dos meios mais eficazes para abordagem do tema ambiental. Durante a semana, os jogos foram disponibilizados aos alunos visitantes em atividades programadas no quiosque “Ecojogos”, dentro desse projeto, seguindo o cronograma, além de jogar os alunos confeccionaram jogos com materiais recicláveis. A “Ecoleitura” também proporciona conhecimento de forma prazerosa, através da leitura de livros paradidáticos previamente selecionados a faixa etária visitante. Permitindo que ao viajar pelo mundo da leitura, o aluno vivencie conhecimentos relacionados à ecologia e ao meio ambiente.
As “oficinas Ecopedagógicas” visam desenvolver a criatividade dos alunos. Durante as oficinas os alunos confeccionam animais, brinquedos, objetos de decoração, jogos, entre outros, todos com materiais recicláveis. São elaboradas sugestões de atividades no intuito de colaborar com a ação didática do professor em sala de aula. As ações desenvolvidas envolvem a questão do consumo consciente e a reflexão sobre os "5 Rs" (Repensar, Recusar, Reduzir, Reciclar e Reutilizar).
A secretária de Educação ressalta a importância de manter os projetos de ecologia dentro da Escola Ambiental, com foco nas atividades de sustentabilidade. “Temos a preocupação de embutir na vida do aluno as práticas sustentáveis, pois temos o objetivo de mudar as atitudes da próxima geração, assim teremos adultos mais conscientes no que diz respeito ao meio ambiente”, salienta Rita.
Além dos projetos elaborados semanalmente no Bosque do Saber, existe as Semanas Temáticas; que buscam aprimorar o conhecimento ambiental desenvolvido durante as atividades da escola, apoiando e criando novas formas de trabalhar a educação ambiental, oferecendo à comunidade atividades de reflexão que enfoquem temas ambientais relacionados a datas comemorativas, como: Semana da Água; Semana do Meio Ambiente e Semana da Árvore. Além de ressaltar a valorização da água, árvores e meio ambiente, as semanas temáticas vêm de encontro ao cumprimento da Lei Municipal nº 5801/2010 que intitula o calendário ambiental do município.
A Escola Ambiental Bosque do Saber também possui o projeto Domingo Ecológico, o qual foi criado em 2008, com o objetivo principal de proporcionar atividades de conscientização ambiental a pais e filhos durante a integração da família com o meio ambiente. O evento ocorre bimestralmente, na segunda quinzena, com horário determinado das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, com atividades diversificadas no ambiente da trilha no período da manhã, além de uma apresentação teatral pré-selecionada.
As atividades ecológicas também são desenvolvidas com os alunos da Rede Municipal fora da Escola Ambiental Bosque do Saber, como o projeto Ambientação – Crescendo com o futuro, que visa compreender a relação “homem-natureza” dentro de seus mais variados aspectos através de um concurso. São trabalhados os temas: consumo de água, energia e controle de geração de resíduos, onde cada escola trabalha um tema para reduzir o consumo desses recursos. A secretária de educação relata como é trabalhado o meio ambiente em sala de aula, durante todo o ano letivo e a preocupação da Secretaria na abordagem do tema. “O trabalho desenvolvido em sala de aula é baseado em planos pedagógicos que colaboram com a educação ambiental, trazendo resultados positivos como a economia de energia, de água e a prática da reciclagem. Pois nossos alunos levam esses conhecimentos para casa e acabam mudando os hábitos de toda a família”, explica e conclui Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário