segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Rio de Janeiro incentiva a produção e uso da energia solar


Rio de Janeiro incentiva a produção e uso da energia solar
Os secretários estaduais do Ambiente, Carlos Minc, e de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, assinaram na última semana a Carta do Sol. O objetivo do documento é incentivar o uso de energia solar no Rio de Janeiro.

A Carta do Sol foi elaborada pela equipe da Coordenação de Programas de Pós Graduação em Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). São 14 propostas reunidas em um documento, que busca estimular a produção e uso de energia a partir da luz solar por meio de painéis
fotovoltaicos.

Algumas das propostas da Carta do sol são isentar a distribuição e transmissão de energia e incentivar programas que capacitem pessoas para trabalharem nas etapas de produção de energia solar fotovoltaica.

Segundo o professor da UFRJ e coordenador do documento, Emílio La Rovere, este tipo de energia pode ser gerada diretamente para o consumidor, sem depender de grandes linhas de transmissão. Também haveria uma redução dos custos de geração e distribuição da rede. Ainda de acordo com Rovere, tais
benefícios melhorariam os problemas de falta de energia, já que as interrupções no serviço de energia elétrica no Brasil estão relacionadas com problemas na transmissão e distribuição.

Minc afirma que a projeção é de que quatro mil megawatts de energia solar estejam instalados no país nos próximos dez anos. Segundo ele, este setor irá gerar muitos empregos tanto para instalação quanto na operação e manutenção de energia solar.

Bueno, afirma que a Carta do Sol é um avanço para o Rio de Janeiro, mas agora outras iniciativas devem ser tomadas para que a energia solar fotovoltaica não seja apenas uma idealização. O primeiro passo é definir uma política específica para a energia solar, e o que estamos propondo é um documento que estabelece as linhas principais de uma política e que será levada para o Fórum Nacional dos Secretários de Estado para Assuntos em Energia, explicou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário