sexta-feira, 5 de agosto de 2011

grupo grupo de teatro armatrux leva à rede pública de ensino o espetáculo parangolé

 Grupo faz série de apresentações pelo interior de São Paulo, apresentando o tema consumo consciente de forma lúdica e divertida

O Grupo de Teatro Armatrux chega ao Estado de São Paulo promovendo apresentações e oficinas gratuitas que tratam do tema do consumo consciente de energia. O Armatrux é de Belo Horizonte (MG) e, em agosto, com produção da Mina Cultural, percorre Assis, Presidente Prudente, Adamantina e Catanduva, no interior de São Paulo. Em cada cidade, o projeto realiza gratuitamente 6 apresentações para a rede pública de ensino e com isso pretende, ao final do circuito, levar 5.000 crianças aos espetáculos.

Parangolé conta a história de duas palhaças, a apresentadora e sua assistente, que percorrem o país de bicicleta vendendo um produto de limpeza e vivenciam problemas com o uso incorreto da energia. De forma lúdica, a palhaça assistente simboliza o meio ambiente, que deve ser bem tratado e usado com bom senso, e a palhaça apresentadora sente na própria pele as consequências de seu mau uso da energia. Durante a apresentação, também são inseridas dicas de segurança de forma lúdica, deixando-a divertida e, ao mesmo tempo, educativa.


Além da peça, o grupo oferece ainda uma programação integrada. As oficinas “Dramaturgia do Lixo” buscam educar para o tratamento adequado do lixo. Através de materiais que seriam descartados frequentemente como garrafas Pet, caixas de leite e papéis de bala, o grupo mostra ainda que é possível realizar todo o processo de criação teatral desde a confecção de bonecos e criação de texto até a encenação. As oficinas são destinadas a educadores com o objetivo de multiplicar posteriormente o aprendizado aos alunos. Serão distribuídas 240 vagas, sendo 60 por cidade.

O projeto “Circulação Armatrux”, através do PROAC – ICMS – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, conta com o patrocínio das empresas Vale Paranapanema em Assis, Caiuá nas regiões de Presidente Prudente e Adamantina e Nacional em Catanduva. O projeto conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina e das Secretarias Municipais de Educação de Presidente Prudente, Assis e Catanduva.

O espetáculo Parangolé faz uma homenagem a Helio Oiticica (1937-1980), performático reconhecido internacionalmente pelo experimentalismo nas artes plásticas. As obras vivas, como foram classificadas por ele, são estandartes executados nos mais diferentes materiais tecido, borracha, plástico, corda foram motivo de inspiração do Grupo de Teatro Armatrux.


Andréia Lima

Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário