quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Secretaria de Meio Ambiente capacita gestores ambientais em Tarauacá

Ação é uma forma lúdica e atraente de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos naturais


Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou a oficina Mochila do Educador Ambiental, voltada para gestores, técnicos e professores do município de Tarauacá. A oficina foi ministrada pelo técnico em Educação Ambiental da Sema, Adriano Alex.

O município de Tarauacá foi o pioneiro a receber a capacitação por meio da Mochila do Educador, que é um material didático desenvolvido pela equipe técnica da Sema para orientar jovens e adultos sobre a importância da conservação ambiental, além de difundir as diretrizes do desenvolvimento sustentável.

A oficina é uma forma lúdica e atraente de sensibilizar a sociedade em geral da importância da preservação dos recursos naturais e meio ambiente e facilitar o conhecimento das propostas do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) para o Estado.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente é responsável pelas políticas públicas e ambientais e neste processo uma das suas atribuições é levar informações e auxiliar na capacitação dos gestores e técnicos das instituições e municípios. Segundo o instrutor, Adriano Alex, a nova turma de educadores ambientais formada no município de Tarauacá está apta a utilizar os materiais didáticos da mochila.

“Os alunos estão preparados para difundir os conhecimentos adquiridos referentes à gestão ambiental e territorial, sistema de produção sustentáveis e legislação ambiental, em escolas, comunidades rurais e nos bairros do município, sensibilizando a população para evitar o desperdício de água, as queimadas e a disposição inadequada de resíduos sólidos” relatou Adriano.

Para aluna, Maria Aderlene, o curso foi importante para todos os participantes, pois mostrou técnicas de como cuidar melhor do meio ambiente e da biodiversidade.

“O curso apontou alternativas de recuperação de áreas degradadas devido ao cultivo da agricultura e pecuária, mostrou também que é possível cultivar e criar os animais sem usar o fogo” declarou Aderlene.

“Achei a oficina Mochila do Educador muito importante, pois nos proporcionou aprender um pouco mais sobre o meio ambiente; os métodos utilizados com dinâmicas e aulas de campo deixaram o curso descontraído e mais interessante” finalizou o aluno, Romerito Meleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário