segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ambev tem ‘fábrica verde’ no Rio de Janeiro

Unidade que produz engradados é a primeira da companhia a usar biogás de tratamento.


A Ambev Vidros Rio é a primeira a usar biogás de estação de tratamento. O forno de fusão, antes alimentado exclusivamente por gás natural, passa a queimar também biogás gerado na estação de tratamento de efluentes da Filial Rio de Janeiro, cervejaria da Ambev próxima à fábrica de vidros, criada em 2008 para suprir parte da necessidade total da Ambev em garrafas, tanto âmbar como do tipo long neck. A substituição de combustível será de cerca de 30% por ora, com expectativa de aumentar gradativamente. A iniciativa faz parte da estratégia da companhia de buscar alternativas para uma progressiva modificação de sua matriz energética e, dessa forma, reduzir a emissão de CO2.

A diminuição do consumo de gás natural permitirá que 5.700 toneladas de CO2 deixem de ser lançadas na atmosfera por ano. O que equivale a abastecer 190 mil residências durante um ano ou percorrer 42.600.000 km de automóvel. A unidade situada na Zona Oeste da cidade é uma referência no uso de caco reciclado. Atualmente, cerca de 75% do material que vai para os fornos da unidade é composto por cacos originários das próprias fábricas da companhia e também de cooperativas de catadores parceiras da empresa. Isso significa que de cada 10 garrafas produzidas, aproximadamente oito são feitas com vidro reciclado.

A unidade também trata 100% dos gases resultantes de sua operação e toda a água consumida nos processos industriais é reutilizada após tratamento em estação própria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário