terça-feira, 16 de agosto de 2011

Inpe registrou 237 focos de incêndio no país somente nesta segunda-feira

A maioria das queimadas está concentrada nas regiões Norte e Centro-Oeste

Por Agência Brasil
Agência Brasil
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou nesta segunda-feira (15/8) 237 focos de queimadas em todo o país, de acordo com os dados do satélite de referência. A maioria está concentrada nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde o risco de queimadas é considerado alto ou crítico.

A estiagem e a baixa umidade relativa do ar aumentam o risco de incêndios. Em algumas áreas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí, oeste da Bahia e grande parte de Minas Gerais, não chove há mais de 60 dias, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Rondônia é o estado com maior número de focos registrados hoje, com 70 ocorrências. Em Mato Grosso, o Inpe contabiliza 42 focos. Em seguida, aparecem o Pará, com 33 focos, e o Amazonas, com 27.

Pelo menos 88 queimadas ocorrem no interior ou no entorno de unidades de conservação (UC). Entre as UCs atingidas está a Área de Preservação Ambiental da Bacia do Rio Descoberto, em Brasília, DF, que hoje registrou umidade relativa de 10%, o menor índice do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário