sexta-feira, 19 de agosto de 2011

biciRio discute uso da bicicleta como modal de transportes



Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro promove biciRio em setembro e prepara a Cidade para receber o Velo-City em 2014.
Com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como modal de transporte urbano na vida do carioca e preparar a Cidade do Rio de Janeiro para receber o evento internacional Velo-City , em 2014, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) promove de 25 a 27 de setembro, no Centro Empresarial Rio, o 1º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio.
O evento é parte de um conjunto de ações que estão sendo organizadas pela Prefeitura para a semana em que acontece em várias cidades do mundo o “Dia Mundial Sem Carro”, com o objetivo contribuir com a redução dos gases de efeito estufa, reforçando a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte. A programação do fórum, que será aberto com um passeio ciclístico pelas ciclovias da Zona Sul no dia 25 de setembro, domingo, é totalmente gratuita e reúne palestras e visitas técnicas.
Para quem desenvolve trabalhos técnicos que abordem o uso da bicicleta como modal de transporte, o fórum representa uma boa oportunidade de divulgá-los. O comitê organizador selecionará nove trabalhos para serem apresentados e debatidos no biciRio. Além disso, o evento também contará com visitas técnicas a duas das grandes ciclovias do Rio de Janeiro (Tijuca/Grajaú e Zona oeste).
Velo-City Global 2014- O biciRio é parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para trazer para a cidade do Rio de Janeiro, em 2014, a Conferência Internacional “Velo-City Global”. Essa conferência se realiza desde 1980 e congrega mais de 1000 cidades. É uma iniciativa da Federação Européia de Ciclistas sendo o mais importante encontro sobre planejamento cicloviário do mundo!
Dentre os seus objetivos está o de fomentar o uso da bicicleta como modo de transporte não poluente, eficiente, saudável e ecológico, além de promover a sua maior utilização e integrar o planejamento cicloviário ao planejamento de transportes.
Se a cidade do Rio de Janeiro for escolhida será a primeira vez que uma cidade da América Latina sediará um evento desse porte. Dessa forma espera-se consolidar, propagar e difundir as práticas que envolvem esse meio de transporte e a sua inserção no planejamento das cidades do continente americano. Certamente a troca de informações entre cidades com diferentes níveis de experiências na implantação de sistemas cicloviários ampliará e enriquecerá as perspectivas de todos os participantes.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em sediar a VELO- CITY GLOBAL em 2014 vai ao encontro da política de incentivo às práticas ambientalmente sustentáveis da atual gestão municipal, que tem na duplicação de sua malha cicloviária um dos pilares de seu planejamento estratégico
Programa Rio, Capital da Bicicleta -Hoje, o Rio conta com 240 km de malha cicloviária em operação e mais 100 km em construção. Até 2012, a previsão é chegar a 300 km de ciclovias construídas, além do incentivo à instalação de bicicletários, pontos de aluguel de bicicletas e equipamentos de apoio, e da conservação das vias já existentes.
Segundo relatório publicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), os transportes rodoviários são a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa e representavam, em 2010, 37% do total das emissões. Para contribuir com a redução desses gases, a SMAC quer difundir a cultura do uso da bicicleta como modal de transportes.
.[ biciRio – Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, dias 25, 26 e 27 de setembro, Rio de Janeiro.25 de setembro – Passeio Ciclístico de Abertura, de 9 às 11h. Ponto de Encontro: Praia Vermelha, Urca. 26 de setembro – Agenda Técnica: palestras e apresentação de trabalhos técnicos, de 8 às 19h30h. Centro Empresarial Rio. Praia de Botafogo, 228, 2º Andar – Pavimento de Convenções. 27 de setembro – Visita Técnica às Ciclovias da Tijuca e Zona Oeste. (O inscrito deve escolher apenas uma) .Inscrições e mais informações:www.bicirio.com.br |e-mail: secretaria@bicirio.com.br |www.facebook.com/biciRio |www.twitter.com.br/biciRio].

Nenhum comentário:

Postar um comentário