segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Empresas de café buscam soluções ecológicas para descarte de cápsulas

A tecnologia contribui para aumentar o consumo da bebida, mas gera resíduos que podem causar danos ao meio ambiente

por Agência EFE
Sergio del Valle/Agência EFE
O café embalado em cápsulas rende boa bebida e praticidade, mas é necessário cuidado na hora de descartar o material
Segundo a Organização Internacional do Café (ICO, na sigla em inglês) "o café é o segundo produto que mais se comercializa depois do petróleo". É uma das bebidas mais consumidas do planeta. Reunir tantos consumidores faz com que as empresas invistam sempre em novas fórmulas de produção, distribuição e consumo.

A forma como é servido variou muito ao longo da história. Desde os antigos bules, nos quais se utilizava um recipiente que não transmitisse seu próprio sabor à bebida como o barro e o ferro esmaltado, até as modernas cafeteiras espresso. As máquinas que facilitam o consumo evoluíram e hoje abre espaço para as famosas cafeteiras de cápsula.

São muitas as vantagens deste tipo de produto: prático, rápido e fácil de preparar. Com o sucesso da tecnologia, as cápsulas têm alcançado muitos amantes da bebida e, por isso, são várias as empresas que passaram a comercializá-lo.

No entanto, as novas cafeteiras monodoses, como são conhecidas, apresentam um ponto negativo. Embora sejam funcionais por apresentar um sistema higiênico e de fácil manejo, pecam em matéria de cuidado com o meio ambiente.

Embalagens
Segundo as especificações, as cápsulas são compostas principalmente de dois materiais: alumínio e plástico polipropileno. Por serem embalagens inovadoras, muitos países não dispõem de uma legislação específica sobre elas. De modo que, quando são utilizadas, um novo resíduo para o meio ambiente que antes não existia é originado.

O que é possível fazer com este tipo de embalagem para evitar danos à natureza? Em alguns países europeus se considera que estes recipientes são equiparáveis aos pacotinhos de chá ou peles dos embutidos e não sofrem o mesmo processo de reciclagem que outros produtos.
Sergio del Valle/Agência EFE
Com a inovação de novos produtos os consumidores podem preparar a bebida de forma simples em casa
Mesmo se o cidadão depositá-lo em um recipiente específico para este tipo de material o resultado seria o mesmo: incinerado ou fazendo parte de uma montanha de dejetos na lixeira mais próxima.

Soluções possíveis
Perante esta situação, as empresas de café colocaram mãos à obra e estão tentando encontrar a fórmula para conseguir a embalagem mais ecológica possível. Algumas soluções estão na fabricação de embalagens biodegradáveis, programas para reciclar cápsulas ou a para reutilizar o material.

A marca Nespresso, da Nestlé, oferece um serviço de reciclagem para as cápsulas de alumínio. O cliente pode depositar as embalagens em suas lojas e, então, as cápsulas são enviadas para uma unidade de reciclagem na qual o alumínio é fundido e preparado para ser vendido para outras companhias. Segundo a Nespresso, para o ano de 2013 espera-se conseguir uma reciclagem de 75% das embalagens que fabricam.

"O alumínio das cápsulas é infinitamente reciclável. O café restante que permanece em seu interior é utilizado como fertilizante natural ou como fonte de energia ecológica para calefação doméstica", diz um porta-voz da empresa na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário