sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como come, vive e se reproduz a onça-pintada




Carnívora, a onça-pintada tem dentes caninos superafiados
©iStockphoto.com/Fanelie Rosier
Carnívora, a onça-pintada tem dentes caninos superafiados

As onças-pintadas são animais solitários, terrestres, com hábito crepuscular e noturno intenso. Passam a maior parte do dia descansando e dormindo próximo de áreas com bastante água disponível como rios e lagoas. Ao entardecer sua atividade aumenta e elas passam a vasculhar seu território em busca de presas, podendo percorrer distâncias que variam de 2 a 18 km no mesmo dia. São também excelentes nadadoras e podem escalar árvores com facilidade. Sua visão está bem adaptada à semi-escuridão da mata e à baixa luminosidade do entardecer, porém suas melhores armas durante a caçada são a audição e o olfato extremamente sensíveis.

A sua eficiência como predador requer habilidade para executar vários movimentos que incluem encontrar, capturar, matar e comer a presa (Indrusiak & Eizirik, 2003). A onça-pintada é um corredor de velocidade que ataca sua presa com um salto certeiro e fatal, matando por asfixia ou com uma mordida certeira na nuca esmagando as vértebras. Os dentes são afiados e a mandíbula é muito forte, graças aos poderosos músculos que ligam o crânio à mandíbula e ao pescoço. 

O território do macho é bem maior do que o da fêmea, podendo ser duas a três vezes maior. Tanto machos quanto fêmeas marcam seus territórios com sinais olfativos (urina) e visuais (arranhões nas árvores). A vocalização, com grunhidos e rugidos, também é um importante demarcador de território além de indicar para os machos a localização do território das fêmeas.





A onça-pintada fêmea cuida dos seus filhotes por dois anos
©iStockphoto.com/Jason Pacheco
A onça-pintada fêmea cuida dos seus filhotes por dois anos
As onças-pintadas só são encontradas aos pares durante o período reprodutivo e quando as fêmeas estão cuidando dos filhotes. O acasalamento pode acontecer em qualquer época do ano e no Brasil já foram registrados acasalamentos em fevereiro, maio, setembro e dezembro. O período de gestação é em média de 100 dias e geralmente nascem dois filhotes, que abrem os olhos cerca de 3 a 13 dias após o nascimento. A fêmea os esconde em cavernas, tocas ou embaixo de troncos caídos de árvores. Os filhotes começam a comer carne por volta dos 75 dias de vida, mas a amamentação continua até os cinco meses. A fêmea cuida dos filhotes até que eles completem dois anos de vida. Neste período eles aprendem a caçar e a sobreviver sozinhos, tornando-se independentes para poderem sair do território da mãe e encontrarem seu próprio território.

Alimentação
A onça-pintada, assim como outros felinos, tem uma dieta carnívora. Suas presas favoritas são mamíferos de médio e grande porte como anta, capivara, cateto, queixada, veado, paca, tatu, tamanduá-bandeira. Também podem ser incluídos na sua dieta outros vertebrados como os jacarés, cagados e peixes. Suas presas, em média, pesam 48 kg.

Para auxiliar nesta dieta a onça-pintada, assim como os outros membros da família Felidae possui caninos fortes e dentes carniceiros bem desenvolvidos e especializados para cortar. Os dentes carniceiros funcionam quase como uma tesoura, sendo muito eficientes para romper a carne das presas. A superfície da língua é coberta por papilas que dão um aspecto de lixa, ajudando a raspar a carne dos ossos (Cheida, C.C. et al., 2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário