sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pirelli adota processo de sustentabilidade e lança linha completa de pneus verdes

O compromisso com a sustentabilidade levou a Pirelli a adotar estratégias de longo prazo pela direção da companhia, sediada em Milão, na Itália, resultando em iniciativas como a plataforma denominada Green Performance, por meio da qual a empresa aprimora constantemente as condutas sociais e ambientais, ao mesmo tempo que melhora a performance e qualidade dos seus produtos.
“Este é um conceito que guia todas as nossas decisões, tanto no desenvolvimento de novos produtos quanto na implementação dos planos para a ampliação das nossas sete plantas na América da Latina”, diz Guillermo Kelly, CEO da Pirelli na América Latina.
A plataforma verde culmina com o lançamento da linha exclusiva de pneus ecológicos de alto desempenho Pirelli Green Performance, composta dos pneus Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion Verde All Season. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento destes produtos exigiu investimentos de US$ 20 milhões nos últimos três anos. O objetivo da Pirelli é que 40% de suas vendas mundiais correspondam a produtos verdes até 2012.
Os novos Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion Verde All Season, formam a linha de produtos Pirelli Green Performance projetada especialmente para apresentar menor resistência ao rolamento, o que permite reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO2 dos automóveis, aliados à máxima performance. Compostos, materiais, estrutura e design da banda de rodagem foram desenvolvidos para interagir em perfeito equilíbrio e garantir também redução do ruído, melhor frenagem e dirigibilidade, tanto em pistas secas quanto molhadas, além de permitir um desempenho constante ao longo de toda a vida útil dos pneus.
Estes novos produtos pesam cerca de 8% a menos que os correspondentes tradicionais e utilizam materiais inovadores. Os três novos pneus trazem quatro símbolos nos flancos, que representam suas principais características ecológicas: Redução do consumo de combustível; Menor emissão de CO2; Alta e quilometragem; e Redução de ruído.
De acordo com a forma como é usado na cidade ou na estrada, um pneu pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de CO2 de um veículo devido à sua resistência ao rolamento. Esta resistência depende tanto de fatores externos ao pneu (velocidade, peso do veículo, conservação do veículo, pavimento, temperatura, calibragem semanal) e fatores internos, como estrutura, compostos e desenho da banda de rodagem.
Na concepção das novas linhas, a Pirelli interferiu nos fatores internos para melhorar a interação entre o perfil do pneu, composto e desenho da banda de rodagem. Os compostos utilizam componentes inovadores como, por exemplo, sílica e polímeros funcionais.
Estas soluções combinadas levam o Cinturato P1, o Cinturato P7 e o Scorpion Verde All Season a diminuir a resistência ao rolamento e a contribuir com uma economia de combustível no patamar de 6%, dependendo das condições de piso, aplicação, periodicidade da manutenção do veículo e calibragem dos pneus. Uma economia de 6% no consumo de combustível de um automóvel reduz as emissões de CO2 em até 10 gramas por quilometro rodado.
Porém, o conceito ecológico destes produtos não se restringe somente à redução do consumo. Como as fábricas da Pirelli utilizam os mais modernos processos produtivos, durante toda a etapa de fabricação há economia de energia e água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário