sexta-feira, 8 de abril de 2011

Principais ameaças e curiosidades sobre a onça-pintada




A onça-pintada vive nas florestas da América do Sul
©iStockphoto.com/Warwick Lister-Kaye
A onça-pintada vive nas florestas da América do Sul

O habitat da onça-pintada inclui áreas com elevado grau de conservação, com disponibilidade de alimentos e suprimento abundante de água. Como áreas naturais com estas características são cada vez mais raras devido à fragmentação, destruição e alteração do ambiente, provocadas pelo homem, as onças-pintadas têm cada vez menos espaço para sobreviver. Por estes motivos sua área de ocorrência já está bastante reduzida, sendo considerada regionalmente extinta nos Estados Unidos, na Guatemalae no Uruguai. No Brasil ocorria em todas as regiões, mas atualmente está restrita a região Norte, até o leste do Maranhão, partes do Brasil Central e a algumas áreas isoladas das regiões Sul e Sudeste.

Como necessita de um amplo território para sobreviver, ela pode invadir fazendas em busca de animais domésticos. Nestes casos os fazendeiros costumam caçar o animal e matá-lo, sendo a caça outro fator que provoca o desaparecimento acelerado das onças.  É importante lembrar que onças só atacam rebanhos domésticos quando não há caça natural disponível em seu território e isto ocorre porque, cada vez mais, áreas naturais são transformadas em áreas de pastagem para gado ou de cultivo. Além disto, muitos exemplares são caçados para a exploração ilegal da pele, que mesmo com a comercialização proibida tem um alto valor comercial no mercado negro.

Para conservar a espécie, é preciso, portanto, manter o habitat natural e combater as ações ilegais. Entre as organizações que trabalham a conservação da onça-pintada, a Nex é uma que conta com um programa de reprodução em cativeiro da espécie.




Curiosidades sobre a onça-pintada

  • A onça-pintada é um animal muito cauteloso para atacar sua vítima. Desloca-se sempre contra o vento e aproxima-se silenciosamente, surpreendendo a presa com um salto sobre seu dorso.
  • O nome “jaguar” no dialeto tupi-guarani significa "o que mata com um salto".
  • Apesar de ser um animal muito temido, costuma fugir da presença humana. Mesmo em histórias antigas, são raros os relatos de ataque ao homem. Quando estes ataques acontecem geralmente estão relacionados à defesa de filhotes, de presas recém abatidas ou até mesmo ataques para se defender quando estão sendo caçadas.
  • A onça segue, em sua dieta, o princípio adotado pela maioria dos grandes felinos. É um regime chamado pelos cientistas de feast or famine (banquete ou fome, em inglês). O animal fica até uma semana sem comer, mas pode devorar, em um dia, 20 kg de carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário