sábado, 30 de abril de 2011

Nova espécie de lagosta foi catalogada recentemente pelos cientistas.


Nova lagosta

Capturada pela primeira vez em 2007, no mar das Filipinas, ao largo da ilha de Luzon, a lagosta foi catalogada recentemente pelos cientistas. Ela é diferente de tudo o que se conhecia sobre lagostas até agora. O formato de suas garras é uma novidade absoluta para a Ciência, tanto que um gênero novo foi criado para acomodá-la: Dinochelus, que deriva do grego e significa literalmente “garra terrível”! Terrível também é o tamanho desta nova espécie: o único exemplar conhecido, cuja foto ilustra este artigo, tem 3 cm!

Mas o que importa mesmo é que esta descoberta deve-se aos esforços do Censo da Vida Marinha (Census of Marine Life), uma dos projetos mais ambiciosos de todos os tempos e que pretende agrupar todo o conhecimento existente sobre organismos marinhos. Um de seus fundadores é Jesse Ausubel, da Rockefeller University, em homenagem a quem a nova lagosta foi nominada. Ao longo dos últimos 10 anos, o Censo patrocinou 540 expedições científicas levadas a cabo por 2700 pesquisadores de mais de 80 países. E muito ainda está para ser feito e descoberto!

Alfredo Carvalho Filho é biólogo e publicitário, além de autor do livro “Peixes, Costa Brasileira”.  Ele Também possui uma coluna na revista "Pesca Esportiva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário