terça-feira, 26 de abril de 2011

Querência, MT, sai da lista de municípios que mais desmatam a Amazônia

por Globo Rural Online

 Shutterstock
Querência, em Mato Grosso, é o primeiro município matogrossense a sair da lista dos 42 municípios que mais desmatam a Amazônia. Estas localidades são alvo de ações como a fiscalização ambiental, a regularização fundiária e as iniciativas da Operação Arco Verde - que levam alternativas econômicas sustentáveis e promovem a conservação da floresta.

Nesta segunda feira (25/4) foi publicada a Portaria 139 no Diário Oficial da União retirando Querência da lista dos que mais desmatam e passando-a para a lista daquelas cidades com desmatamento monitorado e sob controle, junto com Paragominas, PA, que foi a primeiro a alcançar esse benefício.

Querência deverá ser uma das localidades prioritárias a receber incentivos econômicos e fiscais, além de planos, programas e projetos da União voltados para o desenvolvimento econômico e social da região em bases sustentáveis.

O município conseguiu reduzir o nível de desmatamento significativamente nos últimos dez anos, registrando uma queda de 477,1 quilômetros quadrados de área desmatada em 2000 para 21 quilômetros quadrados em 2010. Além disso, possui hoje mais de 80% do seu território passível de Cadastramento Ambiental Rural (CAR) registrados dentro do órgão estadual de meio ambiente.

"O trabalho feito pelos produtores rurais de Querência, com o apoio de várias organizações sociais em favor da recuperação de áreas desmatadas, é mais um exemplo de que é possível, sim, conciliar produção agropecuária com a conservação do meio ambiente", disse Mauro Pires, Diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário