quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como funciona o panda

Panda é o nome de dois mamíferos da Ásia, o panda menor (conhecido como panda vermelho) e o panda maior (também chamado de panda gigante).

O panda gigante se parece com um
urso e muitos zoólogos o classificam como um membro dessa família. Tem o pêlo grosso, branco e lanoso, com manchas escuras ao redor dos olhos, orelhas, pernas e ombros. Cresce até aproximadamente 1,80 m de altura e pesa cerca de 140 kg. Ele se alimenta quase exclusivamente de bambu. Pandas gigantes são animais solitários, exceto durante o período de acasalamento. A fêmea geralmente dá a luz a um ou dois filhotes no mês de agosto ou setembro. Os recém-nascidos pesam 140 g ou menos.

A espécie está em
extinção, principalmente por causa da invasão humana em seu habitat. Há menos de mil pandas gigantes na selva e eles estão sob proteção em diversas reservas de vida selvagem, nas florestas montanhosas da China central. Na maioria dos casos, a caça acontece por causa de sua pelagem.

O panda está incluído na lista de animais em extinção
Sawayasu Tsuji © iStockphoto.com
O panda está incluído na lista de animais em extinção

O panda gigante se parece com um urso preto e branco. Já o  menor ou vermelho, lembra um
gato grande e pesado. Tem cor de ferrugem na parte de cima, preta na de baixo e cauda anelada. O rosto é branco com manchas escuras ao redor dos olhos. Esses animais se alimentam à noite e costumam comer bambu, grama, frutas e raízes. Crescem até 1,14 m de comprimento (incluindo a longa cauda) e pesam cerca de 4,5 kg. Eles vivem em árvores nas montanhas de Burma, Nepal e no sudoeste da China.

Como se classifica o panda gigante?

O panda gigante pertence à classe Ailuropoda melanoleuca, mas nem todos os cientistas concordam que ele faça parte da família do urso, chamados de Ursidae. Juntamente com o panda vermelho, o animal já foi classificado como sendo da família dos guaxinins. Ambos compartilham muitos traços com guaxinins e, de fato, têm marcas semelhantes, como o uso das patas dianteiras para pegar comida.

Além disso, alguns biólogos o colocam em uma família própria, denominada Ailuropodidae, e há ainda pesquisadores que o incluem na família Ailuridae. Já o panda vermelho, conhecido como Ailurus fulgens, é classificado por alguns biólogos na família dos guaxinins, o Procyinidae, e por outros, em uma família chamada Ailiridae.


Panda vermelho do Centro de Criação de Panda de Chengdu, na China
Michael Chen © iStockphoto.com
Panda vermelho do Centro de Criação de
Panda de Chengdu, na China
.


No entanto, os cientistas podem explicar muitas coisas por meio do estudo dos genes, que são responsáveis por características dos animais como a cor do pelo, dos olhos e o tamanho do corpo. Muitos especialistas acreditam que os pandas gigantes e ursos possuem genes similares. Já outros acham que pandas vermelhos e gigantes têm uma relação tão próxima que deveriam ter uma família própria, "a família dos pandas".

Os pandas gigantes são exigentes em sua alimentação?

Sim! Esses animais raramente comem outra coisa além de plantas. Eles se alimentam de brotos, caules e folhas de bambus das florestas da China.

Comparados à maioria dos ursos, os pandas gigantes são bem pequenos. Eles pesam entre 90 kg e 140 kg. Mas comem muito para seu tamanho, cerca de 39 kg de bambu por dia. A espécie possui dentes posteriores muito grandes e achatados, que ajudam o panda a moer todo o alimento.

Já houve muito bambu na China. Mas as florestas estão desaparecendo rapidamente e os pandas gigantes estão perdendo suas casas e seus suprimentos de comida. Por isso, o país criou leis para protegê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário