segunda-feira, 25 de abril de 2011

Águas e florestas

Sete, das nove maiores bacias hidrográficas brasileiras estão no bioma Mata Atlântica. A mata regula os processos hidrológicos responsáveis pela quantidade e qualidade da água potável para cerca de 3,4 mil municípios e para os mais diversos setores da economia nacional como a agricultura, pesca, indústria, turismo e geração de energia.

A floresta auxilia no chamado regime hídrico, que abastece de água as cidades e populações que nela vivem. As folhas, galhos, troncos, raízes e solo agem como uma poderosa esponja que retém água da chuva e a libera gradativamente ao ambiente, ajudando a filtrá-la e infiltrá-la no solo, até que esta alimente o lençol freático. Ricos ecossistemas aquáticos estão presentes nos rios e lagos da Mata Atlântica, grande parte deles ameaçados pelo desmatamento de matas ciliares (que margeiam os rios e cursos d’água). Neste caso, os problemas se referem a assoreamento dos mananciais, poluição da água e construção de represas sem o devido cuidado ambiental.

O desmatamento também é causa direta de problemas como a falta d’água, já enfrentado por muitas cidades na Mata Atlântica. Cinco capitais brasileiras dependem da conservação da Mata Atlântica para seu abastecimento de água: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. E com exceção de Fortaleza, todas as cidades pesquisadas dependem de áreas protegidas para o seu abastecimento.
Os principais rios e bacias da Mata Atlântica são as do São Francisco, Paraná, Tietê, Paraíba do Sul, Doce e Ribeira do Iguape.



SOS Mata Atlântica

Nenhum comentário:

Postar um comentário