quinta-feira, 28 de abril de 2011

SPVS, PADF, Posigraf e HSBC Seguros mostram bons resultados em ações de conservação




Iniciativa pioneira de pagamento por serviços ambientais proporciona benefícios sociais e econômicos a partir da preservação de mais de três mil hectares dos últimos remanescentes de Floresta com Araucária no sul do Brasil

Para fortalecer os resultados do Programa Desmatamento Evitado, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), com o patrocínio da Pan American Development Foundation (PADF), por meio da doação da Boeing, e o apoio da HSBC Seguros e do Hotel Deville, irão realizar, de 28 a 30 de abril, o primeiro encontro de proprietários de áreas adotadas pelo projeto.

Os objetivos do evento são promover uma maior interação entre os proprietários parceiros do programa, discutir sobre técnicas de manejo para a conservação da Floresta com Araucária e dar visibilidade à iniciativa.

O encontro começa no dia 28, às 19h30, com um jantar de confraternização no hotel Deville Rayon, em Curitiba. Para o dia seguinte estão programadas várias atividades de sensibilização, oficinas e palestras sobre a conservação da biodiversidade, a importância dos procedimentos de manejo de áreas naturais do Programa Desmatamento Evitado e a relevância da comunicação dos resultados das atividades em campo. No dia 30, último dia do encontro, os proprietários visitarão as reservas da SPVS no litoral do Paraná para conhecer uma outra experiência de gestão de áreas naturais que permita a troca de experiência e o refinamento de práticas conservacionistas.

Para Denilson Cardoso, biólogo e coordenador do Programa da SPVS, o evento é importante porque “permite que os proprietários troquem experiências e influenciem uns aos outros com o que cada um faz de melhor em sua área, ou seja, o Programa se fortalece e cresce com a contribuição daqueles que fazem a conservação na prática, no seu dia a dia”, aponta.

“Acreditamos que é preciso ir além das atividades de negócios tradicionais e implementar uma agenda proativa e parcerias que promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, desde 2007, apoiamos a SPVS no Programa Desmatamento Evitado através  dos nossos Seguros Verdes. Esse ano, a empresa está dando um passo a mais para a prática da sustentabilidade com um projeto chamado Seguradora e Sustentabilidade que tem o objetivo em transformar a HSBC Seguros em uma empresa modelo na prática da sustentabilidade”, comenta o CEO da HSBC Seguros, Fernando Moreira.

Sobre o Programa Desmatamento Evitado:
Adaptado do projeto de Adoção de Áreas que teve a sua primeira iniciativa em 2003 com a Posigraf, empresa do Grupo Positivo, o Programa Desmatamento Evitado foi concebido, a partir de 2007, com o intuito de cumprir duas metas de maneira concomitante: Preservar remanescentes em estágio avançado de conservação em especial de áreas de Floresta com Araucária e contribuir com o combate ao aquecimento global a partir da manutenção dessas florestas em pé.

Essa foi a iniciativa que a SPVS encontrou para estimular a preservação de remanescentes de florestas ameaçadas como a Floresta com Araucária, uma formação específica da Mata Atlântica. Neste bioma, o Programa já garantiu a adoção e preservação de 23 propriedades localizadas principalmente em cidades do Paraná e Santa Catarina, totalizando quase 3,2 mil hectares de áreas brasileiras protegidas do desmatamento.

No Paraná não existem mais do que 0,8% do que representou a maior floresta do sul do Brasil. Apesar desta situação crítica, ainda ocorrem muitas ações de degradação em diferentes circunstâncias entre elas o desmatamento, o corte de madeira e a exploração da mata para produção de carvão, sem mecanismos de controle suficientes. A maioria das áreas adotadas pertence a famílias que decidiram manter suas propriedades conservadas ao invés de transformá-las em algum tipo de atividade convencional, assumindo, ao longo dos anos, custos para sua manutenção (despesas com funcionários, infra-estrutura, vigilância, entre outras rotinas).

Foi pensando nesses custos, inerentes às necessidades de proteção destas áreas e na oportunidade de reconhecimento destas iniciativas de interesse público que o Programa Desmatamento Evitado recebe o apoio de empresas com a orientação e o acompanhamento da SPVS que adota as propriedades e repassa um valor mensal aos proprietários que, por sua vez, têm o compromisso de mantê-las preservadas. “As áreas não são compradas, mas sim adotadas. Os proprietários recebem um suporte mensal para cobrir despesas de manejo minimamente demandadas para garantir a sua integridade", explica Ângela Kuczach, bióloga da SPVS e responsável pelas atividades de campo do Programa.

Cabe à SPVS a identificação das áreas, seus proprietários e sua aproximação com as empresas patrocinadoras. A ONG também é responsável pelo trabalho de mensuração de estoque de carbono nas áreas quando o enfoque da empresa interessada também envolve o combate ao aquecimento global, bem como pela orientação técnica para preservação das áreas selecionadas além de monitorar ações e investimentos realizados nas propriedades com os recursos do Programa. Desta forma, o modelo garante a segurança de uso adequado dos recursos investidos por parte da empresa, além de possibilitar resultados imediatos no início das atividades, como por exemplo, a implantação de placas de sinalização, erradicação de espécies exóticas invasoras e rotinas de fiscalização na área do projeto.

A principal apoiadora do Desmatamento Evitado é a HSBC Seguros, que desde 2007 adotou áreas que correspondem a 2.136,23 hectares de florestas nativas nos estados do Paraná e Santa Catarina e uma na região do oeste da Bahia. Além disso, as áreas de cartões e marketing do HSBC Bank Brasil também adotaram duas áreas, uma de 83,99 ha e outra de 45,48 ha, respectivamente, que somadas às áreas da HSBC Seguros totalizam 2.265,70 hectares. Em dois anos, o banco estendeu o projeto do Brasil para outros países, como México, Argentina e Panamá. Para se ter uma idéia, as áreas adotadas pelo HSBC somente no Brasil correspondem ao estoque aproximado de 250 mil toneladas de carbono.

Segundo Denilson Cardoso, mais do que ajudar a combater o aquecimento global, essas áreas naturais adotadas geram outros benefícios - são os chamados serviços ambientais – responsáveis, por exemplo, pela polinização de campos agrícolas, disponibilização de matérias-primas, água limpa, conservação dos rios e dos solos, segurança energia, alimentos e medicamentos.

Um bom exemplo de reconhecimento do Programa é a família Gelinski, integrante do Desmatamento Evitado e proprietária do sítio Cedro Grande, em São João do Triunfo (PR), que foi premiada internacionalmente com o troféu do Heróis do Hemisfério, indicado pela PADF, em outubro de 2010, em Fort Lauderdale – Flórida (EUA).

O Heróis do Hemisfério é um prêmio concedido pela PADF para destacar e reconhecer pessoas da América Latina e do Caribe que fazem a diferença nas comunidades em que atuam, seja fortalecendo a sociedade em que vivem e/ou criando oportunidades econômicas.

Vanessa Hirata – vanessa@pg1com.com
Umberto Miele – umiele@pg1com.com
(55 41) 3018 3377 | 9986 4113

Nenhum comentário:

Postar um comentário