terça-feira, 26 de abril de 2011

Ônibus mais limpo

por Luciana Franco

 Shutterstock
A Amyris Brasil – subsidiária da americana Amyris Fuels LLC, que desenvolve novos combustíveis -- concluiu um projeto de demonstração em campo com os primeiros ônibus movidos com uma mistura de combustível contendo diesel de cana-de-açúcar. O projeto foi realizado através de uma parceria entre a SPTrans, a Mercedes-Benz do Brasil, a Petrobras Distribuidora e a Viação Santa Brígida.

O programa teve duração de seis meses e comprovou os benefícios do combustível proveniente da cana de açúcar. Foram utilizados seis ônibus da Viação Santa Brígida, uma das principais companhias de transporte de passageiros de São Paulo, dos quais três rodaram com mistura de 10% de diesel renovável Amyris e 90% de óleo diesel Metropolitano (que contém 5% de biodiesel em sua composição).
Outros três ônibus utilizaram somente o diesel metropolitano e serviram de referência para comparação relativa dos resultados. O abastecimento ficou sob a responsabilidade da Petrobras Distribuidora. Ao final do teste os veículos passaram por avaliação minuciosa feita pelo seu fabricante, a Mercedes-Benz do Brasil.
Todos os veículos que utilizaram diesel de cana mostraram uma redução significativa nos níveis de emissões de fumaça quando comparados aos seus pares que utilizavam diesel metropolitano. Esta redução chegou a 40% em alguns casos. Além da redução de emissões, outro resultado dos testes com o diesel de cana que merece destaque é a manutenção do desempenho do motor. Nos ensaios comparativos, todos os parâmetros de controle do motor permaneceram exatamente iguais.
Este programa representa, juntamente com outras ações da SPTrans, um passo importante no cumprimento das metas determinadas pela lei municipal de mudanças climáticas, que prevê a redução gradual do uso de combustíveis fósseis no transporte público, com eliminação total até 2018. A SPTrans junto com o grupo que realizou este teste está discutindo a continuidade do teste e a ampliação do uso do combustível na sua frota.
Segundo Paulo Diniz, CEO da Amyris Brasil, a empresa tem planos de expandir os testes para outras frotas que circulam em regiões metropolitanas para demonstrar o potencial do diesel de cana como uma opção imediata que contribui com a solução para os desafios da poluição urbana e das mudanças climáticas.
A matéria-prima para o novo combustível é o mesmo caldo de cana que dá origem ao etanol. O processo também é parecido com o da produção de etanol, que utiliza leveduras para fermentar os açúcares presentes na cana e secretar etanol. A diferença é que para produzir diesel, a Amyris usa leveduras geneticamente modificadas. O resultado é um produto combustível com as mesmas propriedades dos derivados de petróleo, mas com características renováveis e vantagens ambientais.

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