segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como funciona a Mata Atlântica ( Introdução )

Bioma original do litoral brasileiro, a Mata Atlântica tem 50 milhões de anos e cobre uma faixa que vai do Piauí ao Rio Grande do Sul, estendendo-se até a Argentina e o Paraguai.

Algo em torno de 15% do território nacional estava sob o domínio da floresta, numa área composta por 17 estados. A cobertura florestal atingia 1,3 milhão de quilômetros quadrados quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, mas restam hoje somente 94 mil quilômetros quadrados de mata nativa, o que significa que apenas 7,3% da floresta original sobreviveram à devastação.

Por sua extensão grandiosa, a Mata Atlântica é dona de infinitas formas de vida. Nela existem variados tipos de florestas, relevos e populações que juntas, formam o bioma mais rico do País, distribuído em faixas litorâneas, florestas de baixada, matas interioranas e campos de altitude.



Divulgação: SOS Mata Atlântica

Não há dados precisos sobre o número de espécies presentes no bioma, mas estimativas mostram que 36% da diversidade de plantas brasileiras encontram-se na Mata Atlântica, que abriga quase mil espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes. A mata é também o endereço de populações tradicionais do país, como índios, caiçaras e quilombolas (comunidades descendentes de escravos). Existem hoje 133 terras indígenas na região, das quais 16 ainda sendo identificadas.


O que é um Bioma
Os biomas são as grandes formações vegetais presentes em diferentes continentes, cujas características comuns como fatores climáticos e latitude determinam uma única comunidade biológica dentro de uma área geográfica definida. Já as variações da vegetação encontradas dentro de um mesmo bioma - devido ao tipo de solo, topografia e disponibilidade de água - são conhecidas como ecossistemas.

No Brasil, os biomas guardam 1/5 da biodiversidade mundial, com 50 mil espécies de plantas, cinco mil de vertebrados, 10 a 15 milhões de insetos e milhões de microrganismos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são seis os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.



Ecossistemas da Mata Atlântica

O aspecto comum a toda a região da Mata Atlântica está em sua unidade como detentora da segunda maior diversidade biológica do mundo. Na Mata Atlântica encontra-se a floresta ombrófila densa, com sua mata sempre verde, samambaias, bromélias e palmeiras, nas encostas da Serra do Mar e em ilhas entre os estados do Paraná e Rio de Janeiro. A floresta ombrófila mista, nos planaltos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com as araucárias (Araucaria Angustifolia) símbolo do sul do Brasil. E ainda a floresta estacional semidecidual, cujas árvores perdem suas folhas na época seca, brejos, campos de altitude e manguezais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário