terça-feira, 19 de abril de 2011

Curiosidades

  • Nos psitacídeos, como os papagaios, ocorrem alterações genéticas conhecidas como “esquizocroísmo”. Nesta variação a cor verde dos papagaios é substituída por um belo amarelo-rubro. Neste fenômeno ocorre a eliminação parcial (flavismo) ou total (luteinismo) da melanina. No flavismo a coloração verde ainda pode ser observada de acordo com a iluminação do ambiente, já no luteinismo as penas são completamente amarelas, sem reflexos esverdeados. Pode ocorrer tanto nos indivíduos que vivem em cativeiro quanto nos que vivem em ambiente natural. Além do esquizocroísmo, ainda pode ocorrer outro fenômeno conhecido como “cianismo” em que o animal fica com as penas azuladas ou cinza-pálido. Neste caso o azul e o verde é que tornam-se muito claros, porém não há alterações na pigmentação vermelha.

  • papagaio
    Roberto A Sanchez © iStockphoto.com
    Os papagaios conseguem usar os pés para segurar os alimentos e levá-los até a boca, como se fossem “mãos”. Isto porque possuem dois dedos voltados para frente e dois dedos voltados para trás, ou seja, eles têm pés conhecidos como pés zigodáctilos.
  • Os papagaios, em sua maioria, são canhotos - seguram o alimento com o pé esquerdo e se equilibram com o direito.
  • Os papagaios às vezes bocejam – hábito comum em mamíferos, mas raro em aves.
  • Podem usar os bicos para ajudar no deslocamento entre galhos e ramagens, como se fosse um terceiro membro.
  • Em cativeiro, os papagaios, consideram seu dono como um companheiro, podendo inclusive lhe oferecer comida do papo. Em natureza isto serve para alimentar o companheiro ou o filhote.
  • Também em cativeiro são comuns os sinais de emoção identificados pelos seus criadores. Reproduzem comportamentos que indicam satisfação ou raiva e são consideradas aves sensíveis, chegando a demonstrar “ciúmes” de outros animais de estimação.
  • Um papagaio “deprimido” apresenta comportamento auto-destrutivo como por exemplo, arrancar as penas do próprio corpo e até se ferir com o bico. Isto pode ser desencadeado por situações de estresse no cativeiro, como por exemplo, má alimentação, falta de atenção do seu dono, solidão, falta de passeios ou de novidades, entre outras.
  • É comum que os donos cortem as asas de seus papagaios, para evitar que eles voem. Porém não é recomendado que isto seja feito de maneira a cortar demais as asas, uma vez que o animal pode ficar ferido. O ideal é levar o animal para que um veterinário faça a poda adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário