A pelagem da onça-pintada é amarelada, com manchas negras (conhecidas como rosetas) na cabeça, dorso, patas e cauda e esbranquiçada no peito e no ventre. O seu corpo é musculoso e robusto; sua cauda e seus membros são relativamente curtos e sua cabeça é grande e arredondada. O peso da onça-pintada varia de 36 a 160 kg e o seu comprimento pode chegar a 2 metros, sendo que os machos são maiores que as fêmeas. O tamanho deste felino pode variar de acordo com o habitat ocupado pelos indivíduos. As onças que vivem em áreas fechadas, de floresta como a Amazônica,  costumam ser menores e mais escuras do que aqueles indivíduos que ocupam áreas abertas, de campo. Alguns estudos indicam que isto ocorre porque as presas em áreas abertas costumam ser maiores, então as onças precisam de mais força para caçar estes animais. O porte avantajado pode garantir maior sucesso quando o animal a ser caçado é maior.
O padrão de pintas das onças é único para cada indivíduo e funcionam como nossas impressões digitais, servindo para identificar cada animal. Até mesmo as onças negras – com uma variação genética conhecida como “melanismo” que provoca a concentração da pigmentação preta – têm um padrão exclusivo. Para observar as rosetas neste caso é necessário um pouco mais de atenção e condições de luminosidade adequada. É importante não esquecer que todos os indivíduos são da mesma espécie.


 A onça-pintada negra, conhecido como Jaguar negro, é da mesma espécie da malhado. Preste atenção e você verá as mesmas pintadas escondidas sobre o pelo preto.
©iStockphoto.com/Ewan Chesser
A onça-pintada negra, conhecida como Jaguar negro, é da mesma espécie da malhada. Preste atenção e você verá as mesmas pintadas escondidas sobre o pêlo preto.




Ficha técnica

Ordem: Carnivora

Família: Felidae

Nome científico: Panthera onca (Linnaeus, 1758)

Nomes comuns: Onça pintada, jaguar, onça-preta (indivíduos com melanismo)

Nome em inglês: Jaguar

Habitat:  Florestas tropicais e equatoriais, florestas secas, áreas abertas, zonas de moitas pré-desérticas; abaixo dos 1.000 m de altitude.


Áreas de ocorrência da Onça pintada (Panthera onca) segundo a União Internacional para a Natureza - IUCN.
Fonte IUCN 13/11/2008
Áreas de ocorrência da Onça pintada (Panthera onca) segundo a União Internacional para a Natureza - IUCN.

Distribuição:
Desde o México até o norte da Argentina

Longevidade: cerca de 20 anos

Maturidade:  fêmeas – 2 a 2,5 anos; machos – 3 a 4 anos

Gestação:
90 a 111 dias (em média 100 dias)

Nº de filhotes:
de 1 a 4.