sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Rotary Club representa Cata Óleo no II Encontro Nacional de Recicladores de resíduos

Neste mês de outubro, o presidente do Rotary Club de Fernandópolis, André Campos, com o intuito de representar o Projeto Ambiental Cata Óleo de Fernandópolis participou do II Encontro Nacional de Coletadores, Beneficiadores e Recicladores de Resíduos de Óleo Comestível, realizado na Câmara Municipal de São Paulo.
O evento, que teve a iniciativa do vereador, Aurélio Nomura, em parceria com a ONG Ecóleo, discutiu a valorização de coletadores bem como iniciativas para agregar valor ao óleo comestível reciclado.
Participaram do encontro o representante do Ministério de Minas e Energia, Joaquim Antonio de Oliveira, que na oportunidade relatou a importância do Decreto Lei 7.404 de 23 de dezembro de 2010 e da Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, que visa garantir uma política no que tangue as coletas seletivas de resíduos sólidos, buscando-se a médio e longo prazo, erradicar os lixões. O representante do Movimento Nacional dos Catadores, Eduardo Ferreira de Paula, que enfatizou a luta dos catadores contra a implantação das Usinas de Incineração, além da presença de Eduardo Caetano, representante da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro. No encerramento, o engenheiro químico e diretor da ONG Ecóleo, Joel Calhau, discursou sobre a importância de se agregar valor na cadeia do óleo.
De acordo com André Campos, presidente do Rotary Club de Fernandópolis, as metas alcançadas no Cata Óleo tem sido de grande valia, visto através dos representantes de outras cidades presentes no evento, não possuírem uma logística de coleta como a que encontra no projeto em Fernandópolis. “Nosso objetivo com o Cata Óleo é além de retirar o óleo do meio ambiente e o transformar em biodisel em parceria com a empresa Fertibom de Catanduva, é destinarmos toda a renda arrecadada com a venda do óleo coletado, para a manutenção do CAEFA (Centro de Apoio Formação e Educação de Adolescentes). É muito importante eventos como este para adquirir experiência e buscar uma solução benéfica ao meio ambiente, e claro, ter a oportunidade de levar o nome da cidade de Fernandópolis para o cenário nacional, através deste projeto ambiental”, ressaltou André Campos.

Cata Óleo em Fernandópolis

Na última coleta, o projeto Cata Óleo retirou 2.000 mil litros de óleo usado de residências e estabelecimentos comerciais. Cada 1 litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litro de água limpa, ou seja, Fernandópolis deixou de poluir mais de 2.000.000.000 (dois bilhões) de litros de água através do Projeto Cata-Óleo.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário