quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Seminários sobre resíduos sólidos, amanhã na Assembléia, já têm 200 inscritos



 
Cerca de 200 pessoas entre técnicos, profissionais de meio ambiente, professores, universitários, representantes de entidades e empresários já se inscreveram nos Seminários: “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Desafios e Oportunidades” e “A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Indústria da Construção”, que serão realizados na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, nesta quinta-feira (27), a partir das 14 horas.
O objetivo dos eventos é discutir a implementação da Lei 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O debate está sendo realizado em todas as Assembleias Legislativas do país, como forma de estimular a criação de Frentes Parlamentares Ambientalistas.
Durante os Seminários, os participantes poderão preencher uma ficha de adesão ao Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, que será criado pela Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná, e contribuirá para a criação de um Plano Estadual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

PROGRAMAÇÃO – Entre os palestrantes estão o diretor do Compromisso Empresarial com a Reciclagem (Cempre), André Vilhena, que irá abordar a responsabilidade socioambiental do setor privado na política nacional de resíduos sólidos; a secretária de Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, que trará o tema Gestão de Resíduos no Município; o representante Nacional do Movimento dos Catadores, Carlos Cavalcanti, com o tema a Rede Estadual das Associações de Catadores; o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, Eduardo Gobbi, com o tema plano estadual de resíduos sólidos; o presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, Gilberto Meireles e o presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.
No Paraná, os Seminários serão realizados em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o  Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMA) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
A PNRS – A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece normas e diretrizes sobre a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos.
O Paraná produz diariamente 20 mil toneladas de resíduos de todas as origens e ainda tem cerca de 180 municípios que não possuem aterros sanitários controlados.
Entre as medidas a serem adotadas, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, estão a criação de programas de reciclagem e educação ambiental, adoção de soluções regionais para acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos, incentivo a formação de Cooperativas de catadores, recuperação do passivo ambiental gerado pelos lixões, preservação dos recursos hídricos, entre outras ações.

SERVIÇO:
Dia 27 de outubro de 2011 as 14h
Seminário “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Desafios e Oportunidades”, 
Seminário “A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Indústria da Construção”
Local: Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete S/N

Nenhum comentário:

Postar um comentário