terça-feira, 11 de outubro de 2011

SPVS participa de evento em Brasília para discutir sobre espécies ameaçadas e biodiversidade

Coordenadora do projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa representará a ONG em discussões

Serão realizados nesta semana (13 e 14/10) dois eventos em Brasília com o objetivo de discutir a situação das espécies presentes na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas no Brasil e os modelos jurídicos e a política nacional de conservação da biodiversidade, além da relação entre economia e diversidade biológica.
Na quinta-feira (13), às 9h, no auditório do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), acontece o Seminário sobre a Construção da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas no Brasil.
No dia seguinte (14), também às 9h, no auditório Antônio Carlos Magalhães da Interlegis, será realizado o Colóquio sobre a Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção, promovido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e o Senado Federal.
Ao final do evento haverá a construção de um plano de trabalho - para integração dos esforços nacionais e internacionais - cujo objetivo é avaliar o estado de conservação das espécies. Para Elenise Sipinski, coordenadora do projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) que irá representar a ONG nos eventos, participar desses encontros é estratégico para obter um cenário sobre a política de conservação da fauna e flora brasileira. “Além da atualização do tema e da troca de informação, será uma oportunidade de participar das discussões sobre a situação das espécies ameaçadas e as políticas públicas de conservação”, conta.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio genético do mundo: Cerca de 210 mil espécies. No entanto, um número cada vez maior de espécies encontra-se em extinção, devido à exploração indevida de recursos naturais, perda de habitat e outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário