sexta-feira, 28 de outubro de 2011

360 Graus Aeronáutica inova na construção de um hangar sustentável desde a concepção do projeto arquitetônico; espaço funcionará como base para inovações tecnológicas na aviação


Imagens do projeto em alta resolução em:
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http://www.egom.com.br/foto.asp?foto=168/hangar360_3b.jpg

O Hangar 360, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2012 no Aeroporto dos Amarais, em Campinas (SP), investiu R$ 5 milhões para conseguir um prédio com auto-suficiência energética, reaproveitamento da água das chuvas, reciclagem de lixo, entre outros sistemas ecologicamente eficientes. Contudo, a concepção de um prédio realmente sustentável se inicia com um bom projeto de arquitetura, devido aos cuidados especiais para a implantação do edifício.

Pensar antecipadamente que a estrutura do prédio precisa estar apta para receber sistemas de economia de água e energia elétrica é fundamental, de acordo com Evandro Ziggiatti Monteiro, coordenador do curso de arquitetura da UNICAMP e arquiteto responsável pelo projeto do Hangar 360. “O prédio precisa estar bem-orientado para receber os sistemas de economia de água e energia” diz Ziggiatti. “Tudo isso nós estudamos para realizar o projeto do Hangar 360, de forma que os sistemas passivos de sustentabilidade já foram considerados na arquitetura.”

Os sistemas passivos de sustentabilidade são os elementos relacionados diretamente à construção do edifício. No caso do Hangar 360, que possui uma bela vista de sudoeste, foi utilizada uma fachada de vidro especial inclinada para o chão e complementada com brises (estruturas especiais) para amenizar a insolação. As telhas do Hangar também foram produzidas com material térmico e acústico, diminuindo assim a necessidade de aparelhos de ar condicionado, além de contribuir para tornar a temperatura do ambiente mais agradável, com ventilação, conforto térmico e acústico. Já os três pavimentos do Hangar foram estruturados para receber sempre iluminação natural, evitando gastos com luz artificial.

O prédio já foi pensando para ser sustentável nas decisões iniciais de implantação, otimização de áreas, iluminação e proteção solar. Além disso, o Hangar 360 é construído inteiramente em estrutura metálica tubular, com tubos fornecidos pela Vallourec & Mannesman, parceira do projeto. As vantagens da estrutura tubular são a versatilidade, a durabilidade e o potencial de reciclagem destes tubos, fabricados com carvão vegetal de florestas plantadas exclusivamente para a usina.

Para completar o conceito de sustentabilidade do Hangar 360, será instalado um sistema de captação da água da chuva para reaproveitamento na limpeza do prédio e na irrigação dos jardins. Será implantado também um sistema para geração de energia on-site, por meio da instalação de painéis fotovoltaicos, e iluminação artificial por LEDs. “Os modernos sistemas instalados depois de o prédio pronto complementam e garantem as características sustentáveis do próprio projeto arquitetônico”, afirmar Evandro Ziggiatti.

O Hangar 360 está sendo erguido em um terreno de 5,8 mil metros quadrados e vai contar com 6.646 metros quadrados de área construída, divididos em três pisos. O vão livre maior no prédio principal do hangar terá 35 metros de largura por 8 metros de altura, permitindo receber aeronaves com a capacidade total do aeroporto. A área operacional anexa também inclui oficina de mecânica e pintura, ferramentaria, laboratórios e uma escola de aviação. Na área comum, o projeto inclui estacionamento, recepção, bar temático, sala de reuniões, alojamentos (suítes), business center e vista panorâmica para a pista e para a mata ciliar, onde já foi feito o plantio de 200 árvores.

Mais informações www.hangar360.com.br

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