terça-feira, 25 de outubro de 2011

População mundial atingirá 7 bilhões em 31 de outubro, diz ONU

BBC Brasil 

Em 2050, número deve alcançar 9,3 bilhões, dos quais 2,4 bilhões terão mais de 60 anos

A população mundial cresce em uma velocidade jamais vista e chegará a 7 bilhões em 31 de outubro, segundo a ONU. Em 2050, esse número deve alcançar 9,3 bilhões. Alguns dos fatores que contribuem para o rápido aumento populacional são a alta taxa de natalidade em alguns países e a maior longevidade da população.


Foto: AP
Em foto de 05/10/2010, bebê recém-nascido é pesado em hospital do governo em Mumbai, Índia
Hoje, 893 milhões de pessoas têm mais de 60 anos. Até a metade deste século, segundo a ONU, esse número praticamente triplicará, chegando a 2,4 bilhões. A expectativa de vida média atual é de 68 anos, quando era de apenas 48 anos em 1950.
População envelhecida
Na Grã-Bretanha, o número de pessoas com mais de 85 anos mais do que dobrou entre 1985 e 2010, para 1,4 milhão, enquanto o percentual de pessoas com menos de 16 anos caiu de 21% para 19% no mesmo período, segundo estatísticas oficiais.
Aos 85 anos, Helen Moores representa essa faixa da população britânica que está crescendo. Ela vive sozinha em Londres e atribui a longevidade a uma vida ativa e de muito trabalho. "Alistei-me no Exército aos 17 anos e servi por 12 anos em diversos países: Cingapura, Hong Kong, Egito e Chipre, onde conheci meu marido, 42 anos atrás", conta.


Helen diz que hoje tem uma vida confortável, mas teme que seus netos não tenham tanta sorte. Com a população trabalhando cada vez mais antes de se aposentar, ela acha que há menos oportunidades para jovens saindo da universidade. "Preocupo-me com eles. Não sei se haverá empregos suficientes."

Baby boom
Já na Zâmbia, no sul da África, a grande questão para o governo é o altíssimo número de nascimentos. Com uma população de 13 milhões, as estimativas são de que esse número triplique até 2050 e chegue a 100 milhões até o fim do século, fazendo com que o país tenha uma das populações que mais crescem no planeta.
Enquanto a fertilidade global caiu de 5 para 2,5 crianças desde 1950, as mulheres de Zâmbia tem 6 filhos em média. Esse também era o número de crianças que Robert e Catherine Phiri, de Lusaka, queriam ter, mas, após o nascimento do terceiro bebê, não sabem se terão condições de criar mais filhos.
Robert trabalha como agricultor e ganha menos que o salário mínimo. "É difícil comprar roupas. Todo o dinheiro é usado em comida. Compramos coisas usadas quando podemos", diz Catherine.
Ainda assim, a família tem grandes expectativas para os filhos, incluindo uma menina recém-nascida, que ainda não tem nome. "Quando ela crescer, quero que vá para a escola e universidade para nos ajudar. Temos tão pouco dinheiro e nos preocupamos com o futuro", afirma Robert.
Segundo a ONU, que divulga nesta quarta-feira um relatório sobre o Estado da População Mundial, é preciso mais planejamento e investimento nas pessoas para lidar com a crescente população mundial e suas consequências - a necessidade por mais alimentos, água e energia e a maior produção de lixo e poluição.
"Permitindo que as pessoas melhores suas próprias vidas, podemos apoiar cidades sustentáveis, que sirvam como catalisadoras para o progresso, forças de trabalho produtivas que estimulem o crescimento econômico, populações jovens que contribuam para o bem-estar das economias e sociedades, e uma geração de idosos saudáveis, que estejam ativamente envolvidos nas questões sociais e econômicas de suas comunidades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário