quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Gincana ambiental arrecadou mais de 37 mil materiais recicláveis

As escolas que estão participando da Gincana Escola Amiga do Meio Ambiente já arrecadaram 37.218 mil materiais reutilizáveis. A ação começou no dia 22 de setembro e vai até o final de novembro.
Foram arrecadados 553 quilos de papel, 25.030 latinhas de alumínio e 12.135 garrafas pet. A gincana acontece todas as quintas-feiras em diferentes escolas com o objetivo de envolver professores, pais e a comunidade em ações sócio-ambientais, sensibilizando e conscientizando sobre a importância da correta destinação dos resíduos sólidos.
Os participantes recebem também informações sobre o tempo de decomposição, reciclagem e coleta seletiva. “É importante ressaltar que a população que participar desta atividade está contribuindo diretamente para redução de resíduos sólidos nas ruas, além de participar da montagem da Árvore de Natal da Praça das Artes, que embeleza a cidade nesta época tão importante do ano”, explicou a secretária municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Dilma Costa.
No cronograma estão as escolas Francisco Cássio de Moraes, Glemíria Gonzaga Andrade, Edsonina de Barros Villa, Dalício Farias Filho, Maria Gertrudes Mota de Lima, Palmira de Castro Machado, Ioládio Batista da Silva, Rujane Severiano dos Santos, Maria Teresa Maciel da Silveira Melo e Raimundo Eloy Gomes.
A atividade é coordenada pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente e duas comissões julgadoras são responsáveis pelas provas de resíduos sólidos. A intenção é que todo o bairro onde a escola está inserida participe da gincana ecológica, limpando a cidade e realizando um trabalho de conscientização com a população.
O material arrecadado será destinado à Cooperativa dos Amigos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos (Unirenda). A exceção será as garrafas pet que serão utilizadas na montagem da árvore de natal ecológica na avenida Ene Garcez, que estará pronta no dia 1º de dezembro, como parte da programação do Natal Ambiental.
Nesse mesmo dia acontecerá o encerramento das atividades e serão reveladas as três escolas vencedoras. Em 2010 foram arrecadadas 78.988 latinhas de alumínio, 81.00 garrafas pet e 994,2 kg de papel. O público que participou das ações foi de 5.837 pessoas.
Os resíduos sólidos provenientes das atividades humanas, quando jogados diretamente no meio ambiente ou armazenados de forma incorreta, podem destruir a natureza e gerar muitas doenças que trazem sérios prejuízos à saúde.

PROJETO

O projeto Escola Amiga do Meio Ambiente foi lançado no dia 9 de setembro e está na terceira edição. A ação faz parte do projeto Prefeitura nos Bairros e é coordenada pelas secretarias municipais de Gestão Ambiental e de Educação e Cultura.
Durante o lançamento do projeto os representantes das escolas foram capacitados e receberam o regulamento da gincana Escola Amiga do Meio Ambiente, que conta com a participação de dez escolas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário