quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Amanhã acontecem os seminários sobre automação topográfica e sensoriamento remoto

Eventos começam a partir das 8h, no Centro de Convenções Frei Caneca. Ainda dá tempo de se inscrever

pag15-1.gifSão Paulo, 26 de outubro - 
Amanhã (27/10) acontecem os seminários “Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura” e “Soluções em Imagens da Terra para Uso Corporativo”, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Estes eventos são promovidos pelo MundoGEO (http://mundogeo.com), em parceria com as principais empresas do setor de geotecnologias. Ainda dá tempo de se inscrever pelos hotsites oficiais dos seminários.

No evento “Soluções em Imagens da Terra para Uso Corporativo” serão apresentadas as novidades e tendências na área de sensoriamento remoto, com destaque para a primeira palestra, a qual será feita no estilo Roda Viva, em que o convidado especial fica sentado em uma cadeira giratória no meio do auditório. Nesta seção, Antonio Machado irá responder as principais questões levantadas pelos presentes, incluindo oito questionadores:
  • Eduardo Santos - AgroTools
  • Edmilson Volpi - ABEC-SP
  • Flávio Yuaça - Prefeitura de Goiânia
  • Fatima Tostes - Base Aerolevantamentos
  • José Augusto Sapienza – Labgis Extensão UERJ
  • Helio de Almeida Duarte - Prodam
  • Rafael Cuba - CPqD
  • Wilson Holler - Embrapa Gestão Territorial

Antonio vai falar sobre o tão sonhado equipamento ideal para realizar imagens da superfície terrestre. “Irei abordar os avanços e limitações tecnológicas na busca do sensor ideal e discutir as resoluções espacial, espectral, radiométrica  e temporal e, principalmente, como a melhora de uma delas afeta as demais. Além disso, levantarei a questão se o uso racional de um conjunto de diferentes sensores não pode substituir o sensor ideal”, adianta.

Além disso, esse seminário irá abordar o uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) no mercado e seu impacto no cenário brasileiro.  Esse equipamento promete revolucionar o mercado de imagens de satélite e aerofotos, pois a principal vantagem de se usar um VANT é o custo operacional, como explica Gabriel Santiago de Mello, diretor comercial da Somenge, que estará presente no evento sobre sensoriamento remoto. “A principal vantagem do VANT é o custo operacional, que chega a ser três vezes mais barato do que o de uma aeronave tradicional. Além de não ser operado por um piloto, pode fazer operações de maior risco, como voos em altitudes muito baixas”, diz.

Já o seminário “Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura” contará com vários painéis para discutir as novidades na área, além de promover a troca de ideias entre especialistas e usuários. Serão apresentadas questões que diferenciam as  estações robóticas e medições sem prisma em relação a tecnologias tradicionais de levantamentos; resultados com GPS RTK; e as principais características do escaneamento terrestre para a topografia, palestra na qual serão abordadas as vantagens do mapeamento através de nuvens de pontos 3D.

Além disso, a última seção desse evento contará com a presença de Daniel Queiroz, Engenheiro Civil e Especialista Técnico da Autodesk – uma das principais empresas do setor de  softwares para projetos - para explicar como os dados coletados em campo podem ser integrados através de tecnologia 3D e quais as vantagens de utilizar esses modelos nas obras de engenharia e infraestrutura. A palestra acontece no final da tarde, a partir das 17h.

Estes seminários contam com o patrocínio das principais empresas do setor de geotecnologia, além do apoio de várias instituições ligadas ao setor.

Serviço

Seminário:  “Soluções em Imagens da Terra para Uso Corporativo”
Data: 27 de Outubro (credenciamento a partir das 8h)
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo (SP). Clique aqui para ver a localização no mapa.
Mais informações e inscrições: http://mundogeo.com/seminarios/imagens2011
Patrocínio: AMS Kepler, Santiago&Cintra Consultoria, Esteio e GlobalGeo.
Apoio:  Embrapa Monitoramento por Satélite, Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos de São Paulo (Abec-SP), Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo (Aprogeo-SP), Editora Oficina de Textos, Revista Visão Socioambiental, Instituto Geodireito, Instituto Ambiente em Foco, Labgis Extensão e UOL.


Seminário: “Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura”
Data: 27 de outubro (credenciamento a partir das 8h)
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Clique aqui para ver a localização no mapa.
As inscrições podem ser feitas pelo hotsite ou no local do evento.
Mais Informações: (41) 3338-7789 ou             (11) 4063-8848      . De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
Ou ainda, você pode enviar um e-mail para seminario@mundogeo.com.
Patrocínio: Santiago & Cintra Geo-Tecnologias, Furtado Schimidt e Alezi Teodolini.
Apoio:Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos de São Paulo (ABEC-SP), do Instituto Geodireito, do UOL, da Oficina de Textos, do Portal Topografia, da Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo (APEAESP), da Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo (APROGEO-SP) e do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO).


Sobre o MundoGEO


O MundoGEO, fundado em 1998 e com sede em Curitiba, é líder na América Latina em ações para integrar e desenvolver o mercado de geomática e serviços de localização, através do apoio e organização de eventos, como este seminário, e de projetos de comunicação e educação pelos meios impressos e eletrônicos. Publica duas importantes revistas direcionadas ao setor: InfoGEO, sobre imagens de satélite e Sistemas de Informação Geográfica (GIS); e InfoGNSS, com foco em agrimensura e cartografia. Nesta área a empresa conta com o Portal MundoGEO, com conteúdo diário em português, espanhol e inglês, líder em visitantes na América Latina. Organiza seminários online e presenciais sobre geotecnologia. Em parceria de conteúdo com o UOL, atua na área de geomobilidade com o Portal InfoGPS que, juntamente com o Portal MundoGEO, possui mais de 60 mil profissionais cadastrados e mais de 10 mil seguidores nas redes sociais. Em 2011, o MundoGEO lançou a rede social GeoConnectPeople, uma iniciativa para integrar o mercado global de geotecnologia. Na área de sustentabilidade, mantém o Portal Atitude Sustentável, também em parceria com o UOL. De 14 a 16 de junho deste ano, realizou o MundoGEO#Connect, em São Paulo (SP), evento que reuniu mais de 7,5 mil profissionais do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário