quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fazenda de MT tem 30 ha de plantação destruída por uso de agrotóxico irregular

Setenta e quatro quilos de agrotóxicos contrabandeados foram apreendidos em uma fazenda em Tapurah e 30 hectares de soja plantados com uso de produtos ilegais serão destruídos. As ações fazem parte de uma operação de combate ao contrabando e falsificação de agrotóxicos da Polícia Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Meio Ambiente, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

É a primeira vez no Estado que se determina a imediata destruição de plantação por uso indevido de agrotóxico. Os produtos encontrados (Fipronil 80WP e Pegasus) não têm registro no Mapa. A administradora da fazenda confirmou que adquiriu o produto ilegalmente e teria pagado R$ 46 mil no mercado clandestino. Afirmou que já havia plantado 30 hectares. Na embalagem, havia informações em espanhol indicando ser da China e Índia.

O agrotóxico foi encontrado num dos cômodos da casa principal da fazenda que possui galpão para guarda de materiais e equipamentos e espaço de empregados. A Polícia Federal informou que as condições de armazenamento ofereciam perigo até à família, pois os agrotóxicos estavam junto a materiais de limpeza e produtos alimentícios.

Os agrotóxicos só podem ser adquiridos pelos produtores após elaboração de receituário agronômico, que leva em conta as quantidades permitidas por área plantada e a autorização de utilização do produto no Brasil, inclusive contendo número do lote de fabricação e dados da empresa fornecedora.

Outra irregularidade encontrada foi a destinação incorreta das embalagens. A legislação prevê a devolução ao fabricante para destinação controlada, pois o resíduo é altamente perigoso à saúde humana. Os fiscais encontraram as embalagens expostas.

Os proprietários da fazenda foram indiciados por contrabando qualificado, destinação indevida das embalagens vazias e por exportar indevidamente substâncias que ofereçam risco à saúde humana. As penas variam de 4 a 8 anos de reclusão e multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário