quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Descarte incorreto de medicamentos vencidos traz riscos à população e meio ambiente

O que fazer quando o medicamento fica anos engavetado e, por fim, acaba passando do prazo de validade? Muitas pessoas não sabem responder essa questão. Um estudo da faculdade Oswaldo Cruz aponta que 70% dos consumidores não fazem o descarte correto desses medicamentos, que, dependendo da situação, podem não só afetar a saúde humana, mas também o meio ambiente.
Em Campo Grande, a campanha “Destino Consciente”, criada pela Rede de Drograrias São Bento, visa mudar a realidade apresentada pelas estatísticas. “Nosso objetivo é proteger a população e o meio ambiente dos riscos que os remédios vencidos trazem”, ressalta a farmacêutica Flávia Buainain.
De acordo com a farmacêutica, quando o remédio é jogado no lixo ou até mesmo no vaso sanitário, o meio ambiente pode sofrer conseqüências como a contaminação do solo e da água.
Já para o ser humano, que depende do meio ambiente para sobreviver, os riscos vão desde tomar uma água contaminada e sofrer algum tipo de intoxicação, ou até mesmo sofrer alguma reação adversa no organismo. “Os danos para a saúde podem ser sérios”, salienta Flávia.
Campanha
Para participar da campanha “Destino Consciente”, é necessário que o medicamento vencido seja separado e conservado na caixa original. Em seguida, basta entregá-lo em qualquer farmácia São Bento.
Depois disso, os medicamentos recolhidos serão entregues a uma empresa especializada em coleta e destinação final de resíduos, que terão tratamento técnico em um incinerador licenciado. Esta é a forma de fazer o descarte correto e não prejudicar a natureza.
O lançamento oficial da campanha acontecerá no dia 04 de novembro, na Câmara Municipal de Campo Grande, a partir das 18 horas.

Um comentário:

  1. E quando o medicamento é de origem veterinária, encontra-se na forma líquida e o vidro foi danificado causando vazamentos, como se deve acondicioná-lo?

    ResponderExcluir