sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Rinoceronte javanês do Vietnã está extinto, diz WWF


Foto: © WWF Greater Mekong Ampliar
O último rinoceronte javanês do Vietnã foi encontrado morto no Parque Nacional Cat Tien
Um rinoceronte encontrado morto no ano passado no Vietnã era o último no país, o que deixou a espécie à beira da extinção, informou o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) nesta terça-feira (24). Apenas uma pequena população resta agora na Indonésia.
Análises genéticas de 22 amostras de excremento coletadas no Parque Nacional Cat Tien, no Vietnã, entre 2009 e 2010, indicaram que o animal, encontrado morto com uma bala alojada na perna e com seu chifre removido, em abril de 2010, era o último rinoceronte selvagem do Vietnã.
A caça ilegal foi a provável causa da morte, disse a WWF em um relatório.
"É triste ver que, apesar do investimento significativo na população de rinocerontes vietnamitas, esforços de conservação não conseguiram salvar esse animal. O Vietnã perdeu parte de seu patrimônio natural", disse um comunicado citando Tran Thi Minh Hien, diretor da WWF no Vietnã.



Foto: © WWF Greater Mekong Ampliar
Crânio de rinoceronte foi encontrado em parque no Vietnã
Chifres de rinocerontes são um ingrediente cobiçado na medicina oriental tradicional, pois segundo rumores ajudam a curar o câncer ou prevenir contra a doença, apesar de cientistas afirmarem que não existem provas que sustentem essa crença.

Segundo a WWF, até 1988 acreditava-se que o rinoceronte, originário da ilha de Java, na Indonésia, estava extinto da Ásia continental, mas um deles foi caçado na área de Cat Tien, conduzindo à descoberta de uma pequena população no Vietnã.
Apesar dos esforços de diversas organizações para proteger os animais remanescentes, "a proteção ineficaz do parque foi, em última instância, a causa da extinção", afirmou a organização.
Acredita-se agora que os rinocerontes javaneses, em verdadeiro risco de extinção, estejam confinados a uma população de menos de 50 indivíduos em um pequeno parque nacional na Indonésia, disse a WWF.
Apesar das restrições, o comércio de vida selvagem continua sendo uma ameaça para uma série de outros animais em risco de extinção. A mídia estatal vietnamita disse na segunda-feira que autoridades alfandegárias confiscaram mais de uma tonelada de marfim de elefante escondido em um pacote destinado à China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário