quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Onça-Parda deve ser solta nesta quarta

CAPTURADA

Suçuarana que apareceu em área urbana de Tibagi ficou famosa
Quase nove horas depois de ser avistada no alto da árvore no quintal de uma residência no centro de Tibagi, a Onça-Parda que chamou a atenção dos moradores foi finalmente resgatada por equipe de biólogos e veterinários que trabalham na obra da Usina Mauá, em Telêmaco Borba. Os especialistas tiveram de usar quatro dardos com sedativo para tentar imobilizar a Suçuarana, que despencou do galho no final do dia (segunda-feira, 24) e foi acolhida numa rede. Apesar de ter reagido e se debatido bastante, o felino que pesa entre 25 e 30 quilos foi capturado e levado a uma reserva ambiental na cidade vizinha.
Damil de Azevedo Filho, biólogo que participou do resgate, conta que o animal tinha um ferimento pequeno no pescoço e receberá atendimento especializado. “Nenhum dos quatro dardos penetrou bem a pele dela. Cada dardo soltou um pouco do anestésico no animal. O resgate foi bastante complicado porque em situação de estresse, o animal libera grande descarga de adrenalina”, relata.
A onça, também conhecida como Puma, ficará em observação por 48 horas e depois receberá nova avaliação médica. “Se o bicho não tiver lesão e seu estado de saúde for favorável, ele deve ser solto ainda nesta quarta-feira [26] na própria reserva”, garante o soldado Evaldo Correia, da Polícia Ambiental/Força Verde.
Além da equipe de biólogos, dois policiais da Força Verde participaram da ação de captura. Com uma escada, um deles tentou resgatar a onça no topo da árvore, mas ela fugiu e buscou abrigo em outra árvore. “É um animal com entre 10 a 12 meses de vida e bastante arisco”, relata Damil. “É uma filhote, mas já não é totalmente dependente da mãe, está desmamada e sabe caçar”, defende, ressaltando que ela deve se adaptar novamente à vida na mata. “A reserva em que será solta tem grande quantidade de mamíferos de pequeno porte, que servem de alimentação”, acredita.
Para ele, acostumado a capturar animais na área da construção da usina, a situação foi inusitada. “Já vi onças passando perto do carro, mas ter contato mesmo foi a primeira vez. Um animal desse, predador, topo de cadeia, felino, é difícil de encontrar e vou lembrar sempre, carregar essa experiência para o resto da vida”, revela.

Fama
A Suçuarana apareceu na casa de João Gilberto Carneiro, à beira do Rio Tibagi, por volta das 10h30 e assustou os cães e galinhas no terreiro. No final do dia, a filhote já tinha ganhado muitos admiradores que acompanharam todo o resgate debaixo da árvore e espalharam sua presença inusitada pela internet. Através das redes sociais, as fotos foram sendo divulgadas e logo a onça já tinha um nome: Gaudência ficou sendo seu apelido. A sugestão veio do funcionário público Kleber Oliveira, fazendo menção ao nome da rua, Frei Gaudêncio.
Para João Gilberto, a visita inesperada acabou mudando sua rotina. “Ela chegou aqui molhada. É bonita né? Agora eu tenho mais uma história para contar”, disse. “Vai ver ela caiu no rio e acabou vindo parar aqui do outro lado”, aposta Maria Orli Bonifácio, uma das curiosas moradoras que não perdeu a chance de ver o bicho de pertinho.
Com aproximadamente 1,40 metro da cauda até a cabeça e cor marrom-avermelhada, a onça da espécie Puma Concolor ficou famosa em todo o Brasil. Sua captura virou notícia em rede nacional de televisão e em vários jornais do Estado. Um acontecimento que marca a história de Tibagi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário