sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O negócio do meio ambiente


O destaque é a tecnologia do Canadá. De 1º a 3 de novembro, em Fortaleza, será realizado o seminário “Sistema de Controle de Emissões e Qualidade do Ar de Poluentes de Complexo Industrial”. Naturalmente, foco no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, nosso gigante ainda quase adormecido. O evento, promovido pela Secretaria da Infraestrutura, no Quality Hotel, vai servir de palco para que a canadense Lakes Environmental Software apresente a intenção de oferecer ao Governo do Ceará a implantação de protótipo.
A empresa pretende fazer demonstração e capacitação dos usuários do Sistema de Gestão de Emissões Industriais (FETS View). A apresentação será feita por Jesse L. Thé, PhD, criador do software FETS View e presidente da companhia. No Brasil, a parceira é a Sistema Estudos Climáticos e Ambientais (Seca), de São Paulo. Jesse Thé vai vender o peixe do programa para solução de problemas na gestão e do controle de poluição do ar pelas indústrias e órgãos oficiais de meio ambiente. Atua no gerenciamento e controle de emissões industriais.

O Complexo do Pecém ocupa área de 13.300 hectares nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Está se preparando para receber siderúrgica, refinaria da Petrobras e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE). No plano do desejo, espera polo petroquímico e polo eletrometalmecânico. O Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, completa 10 anos em 2012. Opera com cargas gerais e de contêineres de navios de grande porte, que podem atracar graças ao calado natural de 16 metros.

CONSELHO MUDA REGRAS NO CRÉDITO RURAL

O Conselho Monetário Nacional (CMN) fez alterações importantes em linhas de crédito rural. As mudanças dizem respeito às linhas de crédito e financiamentos operados pelo Ministério da Agricultura. Ficaram diferentes as regras do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) e do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro). O CMN autorizou o remanejamento de R$ 1 bilhão do Prodecoop para o Procap-Agro. A taxa de juros do Procap-Agro para capital de giro subiu de 6,75% ano para 9,5%. Vale para os financiamentos contratados a partir da próxima terça-feira, 1º de novembro.

O Conselho definiu também que os índices exigidos nos financiamentos de máquinas e equipamentos novos e usados, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) seguem como referência para as operações do Pronaf Mais Alimentos. Para as demais linhas de investimento amparadas pelo Pronaf, a medida começa a valer no dia 1º de novembro de 2012. O Governo pretende com isso dar tempo para as adaptações.

COM A COPA NO PORTFÓLIO

Serão as primeiras incursões do Estado no mercado internacional desde que Fortaleza despontou como sede importante da Copa 2014. O Ceará estará na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, e na 32ª World Trade Market (WTM), em Londres.

Na Argentina o evento acontece de amanhã a terça-feira, no La Rural Trade Center. Lá, o Governo cearense comprou estande próprio de 36m². Em Londres, em espaço coletivo da Embratur. Começa em 6 de novembro e prossegue até o dia 10, no Excel London.

TRAUMÁTICO

Certamente o Colégio Christus tem o máximo interesse em ver esclarecido o episódio do Enem, no qual 639 alunos terão de fazer novas provas. Há um trauma para os alunos que terão de fazer novo teste. Quem mais sofre são aqueles que não precisavam de qualquer artifício para lograr aprovação.
Jocélio Leal
leal@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário