sexta-feira, 1 de abril de 2011

Moscas úteis

As moscas portadoras de germes vêm às nossas casas sem ser convidadas, e começam a caminhar, se alimentar, vomitar e depositar ovos em nossos objetos pessoais. Trazem com elas o risco de doença e, em troca, fazemos o que podemos para exterminar esses visitantes indesejados. Mas será que elas são assim tão más?
Embora não haja muita coisa boa em sua presença nas casas, as moscas desempenham um papel importante ao se alimentar de restos. À medida que as moscas e suas larvas se alimentam, consomem nutrientes em matéria orgânica apodrecida. Deixam para trás restos consumidos que outros organismos, bactérias e enzimas, podem dissolver ainda mais.

maggots
©iStockphoto.com
Essas larvas foram criadas em uma fazenda de moscas da China, onde os especialistas acreditam que possam ser usadas com o objetivo de desenvolver medicação para o câncer.
Moscas e suas larvas também são importante fonte de alimentação para grande número de predadores. As pupas das moscas contêm grande volume de proteína e assim são especialmente benéficas para os diversos  pássaros (em inglês), répteis (em inglês) e insetos (em inglês) que as tomam como presas. Afinal, existe um motivo para que vermes sejam muitas vezes usados como iscas de pesca. Os criadores comerciais de tilápias já consideraram alimentar seus peixes apenas com vermes de moscas. Pode-se até mesmo adquirir pupas congeladas de moscas para alimentar aranhas de estimação.
Saiba como administrar as moscas na próxima postagem.



Sai mosca, não enche
Os seres humanos sempre tentaram manter as moscas fora de suas vidas. Mesmo antes que avanços na ciência permitissem que compreendessem os riscos das doenças infecciosas, muitas pessoas viam as moscas como emissárias de doença e morte. Algumas civilizações antigas (em inglês) faziam sacrifícios regularmente aos seus deuses das moscas para manter os enxames longe de suas casas e templos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário