sexta-feira, 1 de abril de 2011

Administrando as moscas

Travar guerra contra as moscas pode ser simples: basta manter uma cozinha limpa ou ainda introduzir novos predadores e tecnologias apropriadas em sua casa. Avalie as seguintes opções:

  • Saneamento: a arma essencial em qualquer guerra contra as moscas é a limpeza. Ao manter a casa limpa, os lugares em que elas podem se alimentar e procriar ficam limitados. Não deixe alimentos descobertos e expostos, e mantenha todo o lixo em recipientes fechados. Da mesma forma, mantenha a área em torno de sua casa livre de lixo a descoberto, esterco e matéria orgânica em decomposição.

    Venus flytrap
    iStockphoto/Vickie Sichau
    Uma dionéia fecha as mandíbulas em torno de uma mosca
  • Controle biológico: não faltam inimigos às moscas, porém, naturalmente, você não deseja encorajar mais comedores de moscas do que o necessário em sua casa. A única exceção é a dionéia (em inglês), que, se bem cuidada, pode reduzir a população de moscas em uma residência. Do lado de fora, as opções dependem muito de onde você viva, mas talvez seja melhor não remover as teias de aranha e ninhos de vespa em seu terreno, se as moscas o preocupam. Algumas empresas vendem uma espécie de vespa parasitária chamada pteromalidae a agricultores. As larvas da vespa se alimentam de pupas de mosca e não afetam o restante da fazenda.
  • Exclusão: um dos métodos essenciais para reduzir o problema da moscas é simplesmente impedir a entrada de moscas adultas em sua casa. Mantenha portas, janelas e respiradouros fechados e use telas para permitir a entrada de ar fresco. Edifícios de alto movimento podem usar cortinas de ar em conjunto com portas automáticas, para manter as moscas de fora. Quando as portas se abrem, uma corrente forte de ar impede que as moscas voem para dentro.
  • Controle físico: o exemplo mais simples disso seria matar os insetos com um mata-mosca - ainda que esse método em geral seja pouco sanitário porque causa manchas e deixa resíduos. Papel pega-mosca e  armadilhas para moscas são outros recursos. O papel pega-mosca oferece aos insetos um aparente banquete, e quando elas pousam nele suas pernas ficam presas a uma cola pegajosa. As armadilhas para moscas atraem os insetos com alimentos aparentemente saborosos; depois que entram, elas não conseguem mais sair e terminam caindo na água e se afogando. Algumas armadilhas usam a luz ultravioleta para atrair as moscas. A mosca aprisionada depois é eletrocutada por uma grade eletrificada, sugada para uma câmera de desidratação ou capturada com cola.
  • Controle químico: em termos gerais, o uso de pesticidas deveria ser moderado, especialmente dentro de casa. Mas antes de começar a usar produtos químicos venenosos contra as moscas, tenha certeza de que tentou enfrentar o problema por meio de saneamento, exclusão e controle físico. Diversos pesticidas para uso doméstico contra moscas estão disponíveis, mas respeite rigorosamente as instruções, tendo em mente a saúde dos membros da família e dos animais. Produtos  como tiras de pesticida afixadas a paredes só devem ser usadas em áreas não ocupadas, como sótãos.

Para mais informações sobre moscas e como viver com (ou sem) elas, siga os links da próxima página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário