sexta-feira, 1 de abril de 2011

A dieta das moscas

Assim que uma mosca fareja algo de interessante e prova a comida com os pés e papilas, chega a hora de engolir o delicioso bocado.
Caso a refeição em questão já seja líquida,a  tarefa é fácil. Já que os componentes da boca de uma mosca são projetados para sugar e ingerir alimentos liquefeitos, bastando para tal acionar a sucção. O alimento vai diretamente para o estômago da mosca.

housefly eating sugar
©iStockphoto.com
Mosca usa probóscide para comer um pedaço de açúcar
Comidas sólidas são ligeiramente mais difíceis. Moscas não podem morder ou mastigar, pois falta-lhes o equipamento requerido. Assim, se forçadas a enfrentar algo mais sólido, como um grão de açúcar ou sangue seco, elas têm de empregar tática diferente.
Primeiro, a mosca raspa a comida seca com os pêlos do extremo do probóscide. Isso libera as partículas alimentares que estiverem soltas e esfareladas.
O segundo passo pode ser comparado ao que acontece quando acrescemos água a um mingau instantâneo, mas no lugar de água, as moscas adicionam uma mistura de saliva e sucos digestivos. A mosca vomita saliva e material digestivo sobre a comida e, alguns segundos depois, os sucos dissolvem a comida e a mosca suga tudo de volta.
Embora isso possa nos parecer bizarro, lembrem-se de que a mosca não está adicionando à sua comida nada que não adicionemos à nossa. A diferença é que nossos dentes e mandíbulas permitem que dividamos matéria orgânica em porções suficientemente pequenas para que possamos misturá-las com os sucos digestivos em nossos estômagos. A mosca está fazendo a mesma coisa, mas do lado de fora do corpo.


Marca da mosca
Se você já viu as marcas deixadas pelas moscas em paredes e superfícies, observou os reveladores sinais da refeição recente de uma mosca. Os pontinhos são os restos do hábito de regurgitação.


Caso o vômito não seja capaz de dividir a comida o suficiente para que ela passe pelo tubo que conduz ao estômago, a mosca a envia, por outro tubo, para uma bolsa interna chamada bucho. A mosca pode fazer a bolha de alimento em dissolução passar diversas vezes pelo canal entre bucho e boca, aplicando saliva fresca em cada percurso. Por fim, a refeição liquefeita estará pronta para ser enviada ao estômago.
Se todo esse vômito não lhe parece higiênico, bem, é porque realmente não é. Não só existem germes potencialmente mortíferos nas pernas com que uma mosca pode caminhar sobre (e provar) seu sanduíche (em inglês) como, se ela decidir se alimentar, pode regurgitar sobre ele porções de sua refeição anterior. Isso só multiplica o risco de doença, e é por isso que devemos manter as moscas longe da comida. 

Todos esses vôos e alimentação têm um propósito - o mesmo que encontramos em qualquer outro animal. Esses insetos querem se reproduzir e enviar ao mundo uma nova geração. Na página seguinte, descobriremos como exatamente as moscas fazem isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário