sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pernas e abdômen

O tórax da mosca abriga todos os órgãos usados em seu movimento. Ainda que as moscas pareçam dispor de apenas um par de asas, uma inspeção mais atenta revela a presença de pequenas asas secundárias, conhecidas como cabrestos, localizadas abaixo do par principal.
Embora seus ancestrais mais distantes voassem com dois conjuntos completos de asas, as moscas aprenderam a se virar com menos. Ao longo de milhões de anos, o par inferior evoluiu para os apêndices encolhidos que hoje encontramos. Mas elas não são inúteis. Longe disso. As moscas usam as asas menores e as batem em alta velocidade quando em voo, para manter o equilíbrio no ar. Caso uma das asas menores seja removida, a mosca só pode voar em círculos. Sem as duas, ela não voa.
housefly's wings
©iStockphoto.com
As asas de uma mosca são instrumentos delicados - talvez você já tenha visto uma mosca as limpando. Elas o fazem porque o menor fragmento preso a uma asa pode desequilibrar o voo.
As asas primárias fazem o resto do trabalho, batendo 200 a 300 vezes por segundo, em velocidade média de 7,2 km/h. As asas oferecem força suficiente e precisão para decolagem imediata e manobras aéreas complexas, como espirais apertadas, ziguezagues e até manobras em ré.

E há também as pernas, que a mosca usa para provar tudo em que pousa. Os minúsculos pêlos no segmento final da pata, ou tarso, funcionam como as papilas gustativas humanas. Por isso, muitas vezes vemos moscas caminhando em círculos em torno de potenciais refeições.
housefly
Anatomia da mosca
É normal observarmos a mesma mosca andando no chão e no teto. A sola dos pés das moscas ostenta garras minúsculas e almofadas úmidas de sucção chamadas pulvilli, que permitem a uma mosca pousar em qualquer lugar.

O abdômen contém outros órgãos essenciais, como o  ovipositor, que coloca os ovos (nas fêmeas) e o aedeagus, que deposita o esperma (nos machos). Ambos ficam retraídos quando não estão em uso.
Assim, as moscas parecem dispor de todo o equipamento necessário para obter uma refeição, mas como fazem para comê-la? Descubra na próxima página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário