Em muitas famílias, uma busca cuidadosa por carrapatos (em inglês) faz parte de qualquer caminhada, acampamento ou outra excursão pelo mato. Para as pessoas que moram em áreas rurais, principalmente para aquelas que trabalham ao ar livre, procurar por carrapatos costuma fazer parte do cotidiano. É fácil pensar nesses pequenos aracnídeos como animais perigosos que vivem em áreas silvestres, mas os carrapatos não ficam somente nas florestas. Eles são adaptáveis, flexíveis e você pode encontrá-los em verdadeiras áreas urbanas, como nos parques de Nova York.


feamle tick
Foto cortesia CDC/Dr. Amanda Loftis, Dr. William Nicholson, Dr. Will Reeves, Dr. Chris PaddockUm carrapato estrela fêmea, Amblyomma americanum

A reação típica quando se encontra um carrapato muitas vezes é sentir nojo. Isso acontece em parte porque os carrapatos são parasitas, ou seja, eles se alimentam do sangue de seus hospedeiros. Embora na maioria das vezes as pessoas encontrem carrapatos nelas mesmas e em seus animais de estimação, eles também atacam animais selvagens, de fazenda, pássaros e répteis. Além disso, alguns carrapatos, especialmente as fêmeas, incham muito quando ingerem muito sangue. Um carrapato ingurgitado, ou que está cheio de sangue, pode ter uma aparência bizarra e até grotesca.
Além dos seus métodos de alimentação e aparência, os carrapatos são vetores de doenças. Eles podem transmitir doenças de um animal para o outro. Na verdade, os carrapatos são os principais vetores de doença em animais domésticos. Em relação à doença humana, apenas um parasita espalha mais doenças do que o carrapato, o mosquito. Os carrapatos podem espalhar uma grande variedade de organismos que causam doenças, inclusive bactérias, vírus e protozoários.

hard vs. soft tick illustration
Carrapato duro e carrapato mole
Os carrapatos são tão diversos quanto as doenças que transmitem. Eles vivem em todas as partes do mundo e existem 850 espécies no total, que em termos gerais são divididas em duas categorias: carrapato duro e mole. O carrapato duro possui uma placa chamada escudo, que cobre parte de suas costas. Se você olhar para um carrapato duro de cima para baixo, também poderá ver seu capítulo, que parece com uma cabeça. Por outro lado, os carrapatos moles não possuem escudos e as únicas partes que você consegue ver quando o olha de cima são suas costas e patas.
Independente se os carrapatos são duros ou moles, todas as espécies têm algumas coisas em comum. Tudo que eles têm, da aparência inchada até a capacidade de transmitir doenças, vem da necessidade deles por sangue. Neste artigo, vamos explorar como os carrapatos sugam sangue de seus hospedeiros humanos e também vamos ver como eles vivem, se locomovem e se reproduzem.