segunda-feira, 28 de março de 2011

Programa Amazônia sem Fogo será levado para Bolívia e Equador

 Shutterstock
O programa Amazônia sem Fogo, um projeto do Ministério do Meio Ambiente e da Direção Geral da Cooperação Italiana da Embaixada da Itália no Brasil, terá expansão neste ano. Com a experiência positiva no Brasil, onde há atividades nos estados do Acre, Pará e Mato Grosso, o projeto agora será expandido para a Bolívia e, depois, para o Equador.

Criado em 1999, o Amazônia sem Fogo tem como objetivo reduzir o número de incêndios florestais e melhorar a condição de vida dos produtores das comunidades rurais. De acordo com o coordenador-geral do programa, Roberto Bianchi, desde sua criação, foram percorridos mais de 613 quilômetros pelos participantes do projeto em rios e estradas amazônicas, o que permitiu a reprodução das técnicas de alternativas ao uso do fogo por dezenas de comunidades locais.

Segundo Bianchi, uma das ações do programa é a implantação das chamadas “unidades demonstrativas”, que servem como pontos de referência para a aplicação das técnicas do programa. “A instalação das unidades tem como ponto principal mostrar que é possível preservar e aumentar a renda da produtividade ao mesmo tempo”, explicou. Já são 50 unidades instaladas no país.

O coordenador ressaltou que as alternativas ao uso do fogo colaboram não só para a redução das queimadas, mas também do desmatamento na Amazônia. Em Guarantã do Norte, MT, a redução nas queimadas chegou a 93%. Já no município de Alta Floresta, a diminuição foi de 98%. Em 2008, a cidade recebeu do governo estadual um prêmio de R$ 300 mil por ser a com menos queimadas no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário