quinta-feira, 24 de março de 2011

Na Austrália, mais de 45 espécies podem sumir em 20 anos

Mamíferos, pássaros, lagartos e outros animais podem desaparecer nos próximos 20 anos da região de Kimberlye, a noroeste da Austrália. Eles fazem parte de um grupo com mais de 45 espécies listadas como ameaçadas de extinção.
O risco vem da caça de gatos selvagens e da destruição do habitat dos bichos por cabras e burros selvagens, além de incêndios na região.
Cerca de 30% das espécies em risc foram identificadas como sendo únicas em Kimberlye e outras já não existem em outros territórios australianos, aponta a coautora do estudo Tara Martin.

Alaric Fisher/AP
Mamíferos, pássaros e lagartos (foto), entre outros bichos, estão ameaçados na Austrália
Mamíferos, pássaros e lagartos (foto), entre outros bichos, estão ameaçados na Austrália

Para criar programa de proteção imediato que garanta a sobrevida dos animais, seriam necessários 96 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 161 milhões). Já as ações em Kimberlye demandariam mais 40 milhões de dólares australianos (R$ 67 milhões).
A maneira mais apropriada para combater a extinção em massa seria reduzir a competição de comida e água entre as espécies nativas e as demais que as ameaçam, além da introdução de um projeto educacional voltado para a comunidade local.
Richard Hobbs, da Universidade Western Australia, que não participou do levantamento, diz que esta é a primeira vez que informações confiáveis sobre Kimberlye foram reunidas.
"O custo [de proteção] pode parecer alto, mas em termos relativos, é uma grande barganha convervacionista", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário