Algumas curiosidades sobre os lobos-guará.

  • O nome científico do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) significa "cachorro dourado de rabo curto", do grego "chryso" (dourado) e "cyon" (cão), e do latim "brachy" (curto) e "urus" (cauda).
  • Quando se aproxima de fazendas e áreas agrícolas, o lobo-guará quase sempre é caçado e morto, porque os fazendeiros acreditam que ele é um insaciável devorador de galinhas. Na realidade, a cada galinha que o lobo-guará mata para se alimentar ele consome entre 50 a 70 ratos, o que ajuda no controle de pragas. Além disto, a preferência alimentar deste animal é por frutos e animais pequenos, uma vez que ele não é dotado de mandíbulas poderosas. Estudos científicos já comprovaram que os frangos e galinhas entram na dieta do animal em apenas 0,1% a 1,9% das vezes, e, quase sempre, porque ele não encontra outra opção... Não parece ser o lobo que está no lugar errado, mas o galinheiro...
  • A dieta do lobo-guará é estudada através de coleta de fezes porque é muito difícil capturar os indivíduos ou acompanhá-los em seu ambiente natural. Os pesquisadores fazem um verdadeiro trabalho de Sherlock Holmes, tentando descobrir o que foi consumido pelo lobo através da análise dos restos que encontram em suas fezes.
  • O lobo-guará é considerado um dispersor de sementes, uma vez que ele consome muito frutos em sua alimentação. Depois de passarem pelo aparelho digestivo do lobo-guará as sementes são liberadas intactas pelas fezes e germinam. As sementes realmente fazem uma “viagem” dentro do aparelho digestivo do animal. Como ele se movimentam muito (às vezes mais de 100 km diários) as sementes são levadas de um lugar para o outro, o que chamamos de dispersão.