quarta-feira, 23 de março de 2011

Como o solitário lobo sul-americano se alimenta, vive e se reproduz

Diferentemente dos lobos da América do Norte que têm características gregárias e vivem em matilhas, o lobo-guará vive, no máximo, em casais, principalmente na época do acasalamento. São animais tímidos e solitários, que têm hábito noturno. Territorialistas, cada animal pode andar por áreas de 25 a 110 km² durante a noite em busca de alimento. Os animais marcam seus territórios com fezes e urina e se comunicam através de sonorização (uivos). Evitam a presença humana e áreas urbanizadas.



Lobo Guará
Moacir Silva
Lobo-guará no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
São animais monogâmicos estáveis e o encontro dos pares acontece apenas para o período de reprodução, entre os meses de abril a junho. A comunicação entre os indivíduos neste período ocorre através de uivos característicos dentro de seus territórios. Os filhotes do lobo-guará nascem entre junho e setembro. Nos primeiros dias após o nascimento dos filhotes a fêmea fica na toca amamentando-os e o macho é quem traz comida para a mãe. Os filhotes nascem pretos, com a ponta da cauda branca, geralmente dois por gestação (podendo chegar a cinco ou seis filhotes em casos mais raros). Eles pesam entre 340 gramas e 410 gramas e o crescimento é muito rápido. Em 10 semanas, a coloração já mudou e em 15 semanas eles já têm o tamanho de um lobo-guará adulto. São amamentados por cerca de quatro meses. Os jovens começam a se reproduzir com um ano de idade.

Alimentação   

Apesar do grande porte, os lobos-guará não caçam presas grandes. Suas mandíbulas são fracas e não servem para esta função. Estes animais são onívoros,  têm um hábito alimentar bem variado. Eles se alimentam de frutos tais como lobeira, manga, goiaba, mamão e banana; ovos, insetos, pequenos e médios vertebrados como ratos e tatus,  aves terrícolas e pequenos répteis.

A dieta do lobo-guará pode variar bastante de um período do ano para outro, de acordo com a disponibilidade dos itens que ele consome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário