sábado, 26 de março de 2011

Principais ameaças e algumas curiosidades sobre o mico-leão

Os predadores naturais dos micos-leões, como as jibóias, os gaviões, as corujas e pequenos felinos, mas eles não ameaçam a integridade das espécies. São os seres humanos que ocupam e destroem o habitat natural o principal inimigo dos micos-leões na natureza.

A Mata Atlântica, único habitat dos micos-leões, encontra-se reduzida a cerca de 7% do seu tamanho original. Esta fragmentação acelerada devido ao desmatamento para exploração da madeira, práticas agrícolas e ocupação humana é a principal ameaça à sobrevivência dos micos-leões e de centenas de outras espécies. A fragmentação das áreas em que os micos vivem, reduzem a área de vida dos animais e impedem que eles se movimentem entre as áreas em busca de alimentos e de novas áreas para ocupação.

A caça ilegal para fins comerciais é outro fator que ameaça os micos-leões. Muitos animais são capturados e morrem antes mesmo de serem vendidos. Isto acontece porque os micos são territorialistas e agressivos. Quando colocados junto com micos de outros grupos familiares eles brigam até a morte.



Mico-leão-dourado
Merijn van der Vliet © istockphoto.com
Mico-leão-dourado



Em todo o mundo os micos-leões são símbolos da preservação da Mata Atlântica. Muitas pessoas estão envolvidas nas atividades para conservação destas espécies dóceis e carismáticas. Praticamente todas as áreas de ocorrência dos micos-leões foram transformadas em áreas de preservação ambiental e inúmeros esforços têm sido feitos para que as espécies deixem de ser ameaçadas, incluindo, por exemplo, re-introdução de animais nascidos em cativeiro ao ambiente natural. A educação ambiental para as comunidades, especialmente crianças, que vivem próximas às reservas também é essencial para evitar a captura destes animais que são usados como bichos de estimação.



Curiosidades sobre os pequenos macacos

  • Quando os micos-leões estão assustados ou irritados eles “eriçam” os pelos da sua juba. Isto dá uma impressão de que eles são maiores do que na realidade e pode funcionar para afugentar um inimigo.
  • As fêmeas são geralmente maiores que os machos. Isto pode ser explicado porque a fêmea passa a maior parte do tempo se alimentando para adquirir energia para a gestação e a amamentação. Enquanto isto o macho e outros membros do grupo cuidam, carregam e ensinam os filhotes mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário